Upgrade de instalação já existente on premises BPMS3 para Zeev (sem mudar servidor)
Upgrade de instalação é o processo de atualizar o ambiente existente do BPMS3 para o Zeev.
Nesse tutorial apresentamos o passo a passo para você atualizar uma instalação existente do BPMS3 para o Zeev, sem migração de servidores ou upgrade de hardware.
Os procedimentos devem ser realizados fora do horário comercial.
Alertas importantes
Será que não é hora de mudar para o CLOUD? 🚀
Entre em contato e conte com nosso apoio para migrar sua plataforma para o Zeev no Cloud. Todo o processo é simplificado. Você conta com o apoio de especialistas para tornar esse processo o mais simples e transparente possível.
Para upgrades, certifique-se de que seu licenciamento está dentro do prazo de atualizações e permite o upgrade. Caso você atualize seu ambiente mas sua licença não permita o uso de novas versões, o sistema será bloqueado. O retorno a versão anterior não é possível, a não ser através de métodos de backup e restauração de toda a aplicação e do banco de dados.
Sempre realize os passos abaixo, primeiro, em seu ambiente de homologação. Esteja atento a possíveis modificações no produto que possam impactar nos seus processos. Testes seus processos em homologação.
Passos pré-migração
Esses procedimentos devem ser realizados dias ou semanas antes da data programa de upgrade do sistema
Confirmar que esse é o tutorial correto
Esse tutorial refere-se a atualização do sistema sem migração de infraestrutura. Isso significa que:
Confirmar requisitos mínimos
Simular os procedimentos de upgrade
Caso seja possível, é altamente recomendável que todos os procedimentos desse tutorial sejam executados previamente em um ambiente de homologação ou de simulação, que seja uma cópia fiel hoje do BPMS3.
Caso o BPMS3 esteja instalado hoje em uma máquina virtual, é possível, por exemplo, realizar um clone da máquina e realizar os passos de upgrade com segurança.
Agendar data de atualização
Passo a passo de upgrade de instalação BPMS3 para o Zeev
Na data e horário agendados de atualização:
Download dos últimos pacotes
Parar aplicação e banco de dados
Realizar backups
Atenção! Os arquivos anexados em processos do sistema são salvos em filesystem, dentro do diretório de instalação do BPMS, em pasta específica. Dependendo do número de arquivos anexados, esse volume pode ser alguns GB até TB. O procedimento de backup, portanto, pode levar de alguns minutos até algumas dezenas de horas. Para fins de upgrade do sistema dentro do mesmo servidor, não é necessário realizar o backup desses arquivos. Eles não serão apagados ou substituídos. Por isso, o backup deve ser criterioso e realizado essencialmente nas pasta do sistema
Realizar upgrade da aplicação
Atualizar web.config
Reestabelecer banco de dados
Reestabelecer sistema
Motor de alocação de tarefas v.3
Novo motor de alocação de tarefas disponibilizado na versão Zeev 4.103 de 25/04/2025.
Acesse o módulo de Configurações gerais avançadas;
Clique para editar o parâmetro "ENGINE: Versão do motor"
Modifique o valor de "2" para "3" (sem as aspas duplas).
Serviços agendados (Jobs)
Uma vez finalizada essa etapa da instalação do sistema é preciso configurar os serviços agendados necessários ao correto funcionamento do sistema.
Testes técnicos
Recomenda-se o seguinte rol de testes técnicos logo após os procedimentos de upgrade:
Logar no sistema com usuário e senha errados. Não deve permitir.
Logar no sistema com usuário e senha corretos. Deve permitir.
Criar um processo simples com tarefa humana. Simular o processo. Deve receber uma tarefa.
Executar um processo simples e anexar um arquivo. Deve permitir anexar.
Executar uma atividade posterior e fazer o download do arquivo. Deve fazer o download.
Configurar tarefa humana para enviar e-mail de recebimento. Simular o processo. Deve receber o e-mail.
Criar processo simples com evento de e-mail. Configurar evento de e-mail. Simular o processo. Deve receber o e-mail.
Criar um processo simples com timer que expire dentro de alguns minutos. Executá-lo em produção. Confirmar que a tarefa do timer é automaticamente finalizada depois de alguns minutos.
Testes de negócio
Nesse momento , os analistas de negócio com conhecimento nos processos automatizados da ferramenta devem entrar no sistema e realizar a validação em processo críticos da ferramenta, homologando e concluindo o proces
Plano de rollback
Passos iniciais de rollback
Caso seja necessário, por algum motivo, realizar o rollback.
No IIS, parar o website do Zeev;
No servidor de banco de dados, tornar o banco de dados do Zeev "single user", e eliminar todas as conexões;
Realizar o backup de toda a pasta da aplicação onde está instalado o Zeev;
Realizar o backup do banco de dados do Zeev;
Resgatar o backup do BPMS3 feito durante o upgrade do BPMS3 para Zeev;
Salvar os arquivos do backup do BPMS3 por sobre os arquivos da pasta onde o Zeev está instalado;
Renomear o arquivo web.config, presente na pasta onde o Orquestra está instalado, para web_zeev.config
Renomear o arquivo web-backup.config, presente na pasta onde o Orquestra está instalado, para web.config
Devo realizar restore do banco de dados?
Nesse momento você deverá decidir se irá ou não realizar o restore do backup do banco de dados do BPMS3.
Caso você esteja realizando o rollback da instalação após a conclusão do processo de atualização, e após a liberação do sistema para uso por usuários, você NÃO pode realizar o restore, pois poderá haver perda de dados desde o ponto de backup até a liberação e uso do sistema.
Passos finais de rollback
Retirar o banco de dados de "single user"
Re-iniciar a aplicação no IIS.
Atualizado