Projeto Especializado de Escopo Aberto
1. É uma modalidade de execução de serviços profissionais oficiais da Zeev. É um formato de trabalho Flexível indicado para situações quando o Cliente não possui os requisitos detalhados do projeto que sejam suficientes para estabelecer um escopo Fechado, em tempo de proposta;
Privilegia-se os objetivos-macro do projeto e a partir deles, estabelece estimativa de esforço, meta de entrega e consequentemente, de preço. Como são estimativas, devem ser ajustados ao longo da execução do projeto;
2. É um formato de trabalho para Clientes que desejam e/ou necessitam ter liberdade para realizar mudanças no decorrer do projeto, privilegia a colaboração, a entrega de valor continuada, a liberdade para ajustar prioridades;
CLIENTE e Zeev irão planejar os recursos necessários, ainda que estimados, para atender os objetivos definidos;
CLIENTE e Zeev deverão trabalhar para definir claramente os objetivos-macro de projeto e, usando metodologia ágil (*ver metodologia de trabalho) para definição de requisitos, prioridades e sequência dos trabalhos, atuando para alcançar estes objetivos no menor custo e prazo possíveis;
O CLIENTE deverá definir um representante que atuará como Ponto Focal (PF), e será o ponto de contato principal com o Product Owner do lado da equipe da Zeev. O PF do CLIENTE deverá ter autonomia para definir, priorizar e aprovar requisitos de Backlog (lista de necessidades ainda não detalhadas nem priorizadas);
É o Cliente quem decide o que deve ser o que deve ser feito, o que não deve ser feito e o que deve ser priorizado. Os itens priorizados serão detalhados pelo time da Zeev tendo como resultado o esforço e prazos que serão apresentados para o Cliente. Se aprovados, serão executados conforme combinado. Também poderá ser acordado com o CLIENTE a execução dos itens mesmo sem estimativa, em um trabalho previamente aprovado de execução contínua;
Todas as horas trabalhadas pelo time Zeev serão apontadas como horas executadas que são horas efetivamente dedicadas por um ou mais profissionais da Zeev em atividades relacionadas com o projeto do Cliente. Considerando inclusive horas investidas em reuniões, testes, homologação, desenvolvimento, planejamento, cerimônias, levantamento, desenho de processos, parametrização, migração, estimativas, entre outras atividades;
É permitido o Cliente fazer trocas de requisitos ou entregáveis, ou seja, durante o projeto, o Cliente entende que é melhor focar num determinado requisito ou entregável em detrimento de outro, fazendo, portanto, sua substituição. Isto é normal, é comum e deve ser feito sempre que necessário. O modelo flexível privilegia isso, pois durante a evolução do projeto e conforme as entregas vão sendo realizadas, o Cliente percebe que poderia realizar mudanças, como pequenas melhorias, que se mostram mais adequadas para atingir o objetivo do projeto;
Existem casos que se faz necessário desenvolver atividades adicionais, tais como produção documentos ou vídeos para treinamento de usuários com os recursos do projeto, conteúdos diversos, entre outras atividades. Cliente e Zeev devem negociar o que faz sentido e incluir essas atividades no backlog do projeto;
3. A Zeev sempre atuará como consultora ajudando o Cliente em todos os pontos de decisão e seus impactos para o objetivo do projeto, incluindo também o escopo, budget, horas contratadas e horas consumidas;
Zeev será gestora da execução do projeto, reportando ao cliente em cerimônias regulares de acompanhamento, relatórios - Status Report - que contemplam as principais informações, bem como as horas executadas, o saldo de horas contratadas;
O CLIENTE concorda que todas as horas executadas serão cobradas e se compromete a pagar de acordo com o fluxo financeiro combinado entre Cliente e Zeev;
Cliente e Zeev concordam, desde o início, que trocas em requisitos (substituição de um requisito ou entregável por outro), podem gerar aumento ou redução de escopo que refletirão na quantidade de horas executadas;
O Cliente concorda que horas executadas são apontadas por profissional, portanto, caso em uma atividade esteja trabalhando mais de um profissional, as horas executadas serão acumuladas individualmente;
Cliente e Zeev concordam que o escopo é flexível, requisitos ou entregáveis podem ser incluídos, retirados ou substituídos e que em tempo de proposta foi gerada uma estimativa, pode acontecer insuficiência de saldo de horas previamente contratadas. Neste caso, o Cliente deverá decidir em:
Contratar horas adicionais;
Executar somente os requisitos que possam ser executados no saldo de horas remanescentes;
4. Caso o Cliente tenha contratado mais horas do o que foi efetivamente consumido, poderá ser feito:
Se o pagamento foi feito pelo total de horas, o cliente terá direito de consumo das horas remanescentes para realização de melhorias, novos requisitos, ou usar como consultoria, pelo período de até 3 meses após a conclusão do projeto;
Caso o Cliente tenha optado pelo pagamento de acordo com o efetivamente consumido. Nada precisa ser feito;
5. As reuniões e dinâmicas de levantamento de requisitos são realizadas de forma 100% remota, a partir de sistemas de conferência e de acesso remoto ao ambiente utilizado pelo CLIENTE para instalação, configuração e/ou desenvolvimento de atividades;
Havendo necessidade de reuniões/atendimentos presenciais, o CLIENTE pode solicitar, arcando com as despesas de deslocamento, alimentação e hospedagem quando realizados fora das cidades de São Paulo e Porto Alegre, onde a Zeev mantém bases operacionais fixas. O prazo mínimo para agendamento de reuniões/atendimentos presenciais é de 5 dias úteis.