Evento de link

O evento de link tem propósitos documentais somente, não impactando na execução do processo, e é utilizado para deixar o diagrama mais limpo

O evento intermediário de link tem propósitos documentais somente, não impactando na execução do processo, e é utilizado para deixar o diagrama mais limpo.

Para processos muito grandes, com diversas idas e vindas de informações, é útil utilizar dois desses elementos para representar a ida para um passo passado do processo.

Veja abaixo exemplo de uso dos eventos de link de saída e de chegada:

Como pôde ser visto pelas representações acima, também, a especificação BPMN determina dois tipos de links: o link de saída e o link de entrada. Como os próprios nomes dizem, eles são usados em diferentes posições da conexão: o de saída quando você quer iniciar o link e o de entrada para representar a chegada do link.

Se você utilizar a ferramenta de criar conexões entre um evento de link de saída e outro elemento do processo (seja outro evento de link ou não), o sistema vai entender essa operação como inválida.

Automaticamente, o sistema e irá inverter a conexão; ou seja, irá criar uma conexão que sai do elemento que você está tentando conectar e chega no link de saída.

Para criar uma conexão lógica entre os elementos, de modo a permitir a execução do processos, é preciso criar a conexão entre o evento de saída e outro elemento através da tela de configurações do elemento.

Demonstração prática

Confira no vídeo a seguir como configurar o evento de link.

Atualizado