Como configurar o timer

Você pode determinar o tipo do timer e diversas regras de temporalidade e prazos para o mesmo

Tipo do timer

Essa informação será apresentada somente se o evento de timer estiver vinculado à alguma tarefa humana, ou seja, na borda da tarefa.

Principais configurações de regras do evento de timer

Na configuração do evento de timer, o usuário pode escolher entre as seguintes regras:

  • Aguardar até uma data específica: define uma data e hora exata para que a ação ocorra.

Se essa opção for escolhida, você poderá:

  • Digitar uma data fixa e configurar o timer para respeitar essa data, por exemplo, 31/12/2023, com vencimento as 00:00:01;

  • Digitar uma data e horários fixos e configurar o timer para respeita essa data, por exemplo, 31/12/2023 10:34;

  • Escolher um campo de formulário e configurar o timer para respeitar a data armazenada nesse campo (por exemplo, 31/12/2023), com vencimento as 00:00:01;

  • Escolher um campo de formulário e configurar o timer para respeitar a data e horários armazenados nesse campo (por exemplo, 31/12/2023 10:34);

  • Escolher um campo de formulário do tipo data e configurar o timer para respeitar a data armazenada nesse campo (por exemplo, 31/12/2023) e utilizar como referência o final do dia (23:59:59) (opção “Final do dia”);

  • Escolher uma regra de negócio:

    • Que retorne uma data e configurar o timer para respeitar a data retornada, com vencimento as 00:00:01;

    • Que retorne uma data e horário e configurar o timer para respeitar a data e horários retornados;

    • Somente poderão ser selecionadas as regras de negócio que possuam alguma regra associada; que não possuam nenhuma regra que retorne um documento ou um tipo booleano.

Então o timer vencerá na exata data e horários definidos e, se for escolhido um campo do formulário ou regra de negócio para definição do prazo, o campo “Prazo padrão em horas” será obrigatório. Esse campo armazenará um número fixo de horas que será usado caso o campo do formulário ou regra de negócio retorne um valor em branco ou um valor inválido.

  • Aguardar até o próximo dia específico do mês: exemplo: aguardar até o dia 10 de cada mês.

Se essa opção for escolhida, será possível:

  • Digitar uma número de dia fixo (1-31) e configurar o timer para respeitar esse dia;

  • Escolher um campo de formulário e configurar o timer para respeitar o dia armazenado nesse campo;

  • Escolher uma regra de negócio:

    • Que retorne um número e configurar o timer para respeitar esse dia;

    • Somente poderão ser selecionadas as regras de negócio que possuam alguma regra associada e que não possuam nenhuma regra que retorne um documento ou um tipo booleano.

Se o dia de hoje é maior (ou igual) que o dia configurado (por exemplo, hoje é dia 20 de março, e o timer foi configurado para o dia 05), o timer irá vencer no dia definido no próximo mês (ou seja, 05 de abril);

Se o dia de hoje é menor que o dia configurado (por exemplo, hoje é dia 20 de março, e o timer foi configurado para o dia 25), o timer irá vencer no dia definido nesse mês (ou seja, 25 de março);

Se o dia configurado não existir no mês em destaque (por exemplo, estamos em setembro e o timer foi apontado para o dia 31), o timer irá vencer no último dia do mês (no exemplo, dia 30);

Se for escolhido um campo do formulário ou regra de negócio para definição do prazo, o campo “Prazo padrão em horas” será obrigatório. Esse campo armazenará um número fixo de horas que será usado caso o campo do formulário ou regra de negócio retorne um valor em branco ou um valor inválido.

  • Aguardar por um número específico de horas: permite configurar prazos em horas úteis ou corridas.

Se essa opção for escolhida, será possível:

  • Digitar uma número de horas fixas (inteiro ou decimal) e configurar o timer para respeitar esse número de horas;

  • Escolher um campo de formulário e configurar o timer para respeitar o número de horas armazenado nesse campo;

  • Escolher uma regra de negócio:

    • Que retorne um número e configurar o timer para respeitar esse número de horas retornado;

    • Somente poderão ser selecionadas as regras de negócio que possuam alguma regra associada e que não possuam nenhuma regra que retorne um documento ou um tipo booleano;

  • Utilizar o prazo definido em um evento de Marco.

Nessa configuração, é possível indicar se as horas serão úteis ou serão corridas. Se o timer for configurado para dias úteis, será utilizado como referência o turno de horário padrão do sistema;

Se for escolhido um campo do formulário ou regra de negócio para definição do prazo, o campo “Prazo padrão em horas” será obrigatório. Esse campo armazenará um número fixo de horas que será usado caso o campo do formulário ou regra de negócio retorne um valor em branco ou um valor inválido.

  • Aguardar por um número específico de dias corridos: permite configurar um prazo em dias inteiros ou fracionados para que o evento de timer seja acionado.

Se essa opção for escolhida, será possível:

  • Digitar uma número de dias corridos fixos (inteiro ou decimal) e configurar o timer para respeitar esse número de dias corridos;

  • Escolher um campo de formulário e configurar o timer para respeitar o número de dias armazenado nesse campo;

  • Escolher uma regra de negócio:

    • Que retorne um número de dias e configurar o timer para respeitar esse dias corridos retornado;

    • Somente poderão ser selecionadas as regras de negócio que possuam alguma regra associada e que não possuam nenhuma regra que retorne um documento ou um tipo booleano.

Se for escolhido um campo do formulário ou regra de negócio para definição do prazo, o campo “Prazo padrão em horas” será obrigatório. Esse campo armazenará um número fixo de horas que será usado caso o campo do formulário ou regra de negócio retorne um valor em branco ou um valor inválido.

  • Utilizar como referência o prazo da tarefa vinculada: o evento de timer respeita o prazo da tarefa à qual está vinculado.

Essa opção somente aparecerá se o timer estiver vinculado a outro elemento.

Se essa opção for escolhida, será possível definir uma referência de prazo, em percentual, relativa ao prazo já determinado do elemento pai, que esse timer irá seguir. Por exemplo, se o prazo do elemento pai tiver sido configurado para 10 dias e o timer a 80%, significa que o timer irá vencer no oitavo dia.

Prazo / SLA

Aqui temos opções pré-existentes, como campos do formulário ou regras de negócio e valores personalizados, como um número de horas (inteiros ou decimais).

Ao selecionar uma opção pré-existente, ou se o campo estiver sem nenhum valor, o campo “Prazo padrão em horas úteis/corridas” será apresentado. Caso contrário, o campo estará indisponível.

Também temos que, os campos do formulário do tipo Data e Regras de negócio (cujo o resultado seja apenas do tipo Data) são apresentadas nas opções, somente na situação na qual a regra do timer estiver configurada para “Aguardar até uma data específica”. Por isso, caso um campo do formulário ou regra de negócio esteja selecionada, e a regra do timer seja alterada para uma regra que não aceite tipo data, a opção selecionada no campo “Prazo / SLA” é removida.

Referências

Esta imagem é apenas uma ilustração. Não necessariamente o elemento possuirá tais tipos de referência.

Nesta seção, deverão ser apresentadas as referências que o elemento possui.

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