Evento de início
O evento de início é o ponto de partida de um processo, e representa o envio de uma solicitação ou pedido por parte de uma pessoa.
O evento de início é o ponto de partida de um processo, e representa o envio de uma solicitação ou pedido por parte de uma pessoa.
Quando, na tela de "Minhas solicitações", você clica para abrir uma solicitação, você está, na prática, vendo o que foi configurado no evento de início do aplicativo de processo.

O evento de início representa a própria solicitação ou pedido em si. Algumas modelagens utilizam o evento de início como um simples marcador do início do processo e, na sequencia, uma atividade humana que representaria o pedido. Isso é errado. Conforme podemos ver pelas 2 modelagens abaixo (a primeira incorreta, a segunda correta), após o evento de início, a solicitação já foi iniciada e as tarefas já são orquestradas.

Número da solicitação e tokens
No evento de início, a solicitação não existe ainda. O simples ato de abrir a tela de solicitação não faz criar a solicitação e, por isso, não existe um número de solicitação ainda.
A solicitação só é criada no momento que o solicitante efetivamente clica em um dos botões de ações para iniciar a solicitação. Nesse momento a solicitação é iniciada e ela recebe um número único de identificação.
Por isso, no momento em que a tela do evento de início está aberta, uma parte dos tokens utilizados para informações dinâmicas ainda não está disponível. Entre eles, todos os tokens relacionados a Instance
e Form
Isso irá impactar principal se você está configurando o formulário do evento de início com valores padrões, usando tokens.
Componentes
O evento de início compartilha alguns componentes de configuração com a tarefa humana. Mas, lembre-se: o evento de início não é uma tarefa.
Veja abaixo a documentação desses componentes compartilhados:
Como configurar checklist de procedimentosComo configurar formulárioComo configurar anexosComo configurar botões de açãoComo utilizar a tabela de referênciasComo configurar assinatura eletrônicaExecutar em etapas
O evento de início, a priori, deve ser preenchido e solicitado de uma só vez. Você não consegue preencher o formulário do evento de início em etapas, usando recursos como "Salvar" (que existem em atividades humanas).
Entretanto, você pode simular esse comportamento. Observe o desenho abaixo. Imagine que no evento de início "Solicitar compras" foram criados 2 botões: "Abrir solicitação" e "Finalizar preenchimento depois". Após o evento de início, um gateway exclusivo verifica se foi selecionada a opção "Abrir solicitação". Se sim, quer dizer que o pedido está completo e o processo é enviado para aprovação.
Se não, uma nova tarefa humana é criada, para o próprio solicitante, terminar o preenchimento da solicitação depois. E, só depois de finalizar T01, o processo é efetivamente enviado ao aprovador.

Algumas regras importantes
Algumas regras importantes:
Apesar de a modelagem do processo permitir mais de um evento de início no processo, para ser executado, o desenho deverá possuir somente um evento de início;
Apesar de a modelagem do processo permitir que nenhum nenhum evento de início seja usado, para ser executado, o processo deverá possuir um evento de início;
Quando o processo for iniciado através de uma API, a chamada da API substituirá a execução do evento de início;
Demonstração prática
Confira no vídeo a seguir como configurar o evento de início.
Atualizado