Caso prático 1

O caso abaixo é um case real de empresa que automatizou com sucesso seu processo no Zeev. Leia e conheça um pouco mais sobre como funciona o processo.

Apresentação do case

O caso abaixo é um case real de empresa que automatizou com sucesso seu processo no Zeev. Leia e conheça um pouco mais sobre como funciona o processo.

A CERT Process presta serviços de certificação de qualidade a empresas. Seus clientes possuem um usuário e senha de acesso ao sistema. Para solicitarem uma nova certificação, devem iniciar um processo no sistema eletrônico.

Para solicitarem o serviço, devem preencher um formulário com seus dados cadastrais básicos, como razão social, CNPJ, endereço comercial e pessoa de contato, além de destaque para o produto e modelo que desejam certificação. Pode ser um ou mais de um produto para avaliação. Devem também incluir documentos básicos como contrato social e foto do produto. Após iniciarem a solicitação, devem receber um e-mail com o número do processo e informações do produto, como meio de comprovação da solicitação.

Um técnico da CERT Process deve avaliar o formulário e documentos anexados. Caso entenda que existem informações faltantes, deve notificar o cliente solicitando correção. Caso entenda que o produto não faz parte do escopo de certificações que a CERT Process presta, deve enviar um e-mail ao cliente informando a impossibilidade de avaliação e encerrando o processo. Caso tudo esteja OK, deve escolher uma pessoa dentro da lista de avaliadores possíveis para realizar a avaliação.

O avaliador deve ser notificado e indicar uma data para visita técnica e auditoria da empresa. O cliente deve aprovar essa data. Caso o cliente não aprove em 5 dias, considera-se aprovada e o processo segue seu caminho normal.

O processo deve ficar congelado esperando a data determinada de auditoria. Em paralelo a esse congelamento, a área administrativa da CERT Process deve reservar passagens e hotel e notificar o avaliador.

Na data da avaliação, o avaliador deve informar ao sistema seu aparecer sobre a auditoria, informando também se ela foi aprovada ou não. Caso tenha sido rejeitado, deve ser notificado o cliente por e-mail e finalizado o processo. Caso tenha sido aprovada, deve informar o número do certificado de registro, no formato ####.##-##. O cliente deve ser notificado por e-mail com o número de registro. O processo deve ser congelado por 2 anos, tempo de validade da certificação. Após esse período, deve ser enviado um e-mail para um endereço de e-mail de grupo interno para que seja avaliada a pertinência de realizar a recertificação.

Durante todo o trâmite do processo, o cliente somente pode acompanhar pelo sistema os seguintes status: “solicitação em avaliação”, “aguardando data da auditoria”, “em auditoria”, “resultado da auditoria publicado”.

Desafio

Dado o case da CertProcess, você consegue desenhá-lo no Zeev usando a notação BPMN, boas práticas de desenho e regras de desenho automatizado?

Solução

Veja, abaixo, como esse processo poderia ser desenhado.

Atualizado