Como usar atividades
Uma atividade é um termo genérico para o trabalho que a empresa executa em um processo. Esse trabalho pode ser executado por um ser-humano ou por um sistema.
Visão geral
Atividade é um dos elementos básicos da notação de desenho de processos BPMN.
Uma atividade é um termo genérico para o trabalho que a empresa executa em um processo. Esse trabalho pode ser executado por um ser-humano ou por um sistema. É através de atividades que o processo agrega valor e entrega produtos e serviços aos clientes do processo.
Existem dois tipos de atividades: tarefa e subprocesso.
O que é uma tarefa
"Tarefa" é um nível granular de trabalho de uma atividade.
Alguns interpretam essa definição como "A tarefa é o nível mais granular de trabalho de uma atividade". Cuidado, pois essa definição é perigosa. Quando estamos falando em "mais granular", é importante ter claro que isso é relativo, e não absoluto. Relativo ao nível de detalhamento que você quer dar ao seu processo. Por exemplo, vejamos a tarefa abaixo:
Está correto? Esse é o nível mais granular? Pode ser que sim, pode ser que não. Tudo depende do nível de detalhamento, e essa escolha é sua. Outra pessoa poderia quebrar "Realizar a compra" em tarefas mais granulares ainda, e ainda assim o desenho estar correto:

Você vê que a tarefa "Cotar fornecedores" poderia ser quebrada em ainda mais tarefas?
Existem somente duas coisas que você deve cuidar: manter o mesmo nível de granularidade / detalhamento ao longo de todo o processo desenhado e cuidar com o nível de detalhamento ideal quando você está desenhando um processo especificamente para ser automatizado pelo Zeev.
Tipos de tarefas
No Zeev, existem cinco tipos de tarefas:
A tarefa humana representa um trabalho que é executado por uma pessoa do Zeev. Ela é mostrada como uma tarefa pendente que entra na caixa de tarefas da pessoa.
Pessoa do Zeev
A tarefa de regra de negócio representa uma lógica, cálculo ou operação que é executada pelo sistema.
Zeev
A tarefa de referência não possui nenhuma particularidade especial; ela é o simples reuso de outra tarefa já existente, e portanto sempre irá referenciar outra tarefa.
Depende
É interessante observar que, de todas as tarefas, somente a tarefa humana representa efetivamente o trabalho realizado por uma pessoa. As demais tarefas são automatizadas, realizadas pelo próprio sistema.
O que é um subprocesso
Subprocesso é uma atividade cujos detalhes são representados por um outro processo, composto também por eventos, gateways, tarefas e até mesmo outros subprocessos.
Saiba mais sobre subprocessos aqui.
Conhecendo todas os tipos de atividades
Tarefa humanaTarefa de regra de negócioTarefa de serviçoTarefa de referênciaTarefa de scriptSubprocessoAtualizado