Como configurar botões de ação
Visão geral
Os botões de ações são componentes fundamentais de tarefas humanas e eventos de início.
São eles que permitem que pessoas abram uma solicitação ou finalizem uma tarefa, e, por consequência, deem andamento na solicitação.
Todo evento de início ou tarefa humana deve ter, no mínimo, 1 botão de ação. Ao mesmo tempo, é possível ter um número ilimitado de botões de ações (algo não recomendável, na medida em que tornará a experiência da pessoa bastante complexa).
Para que são usados botões
Os botões de ação são utilizados principalmente para:
Para iniciar uma solicitação;
Para finalizar uma tarefa humana, informando o resultado final da tarefa;
Para testar condições em gateways e rotear o aplicativo para diferentes direções.
Configurações Gerais
Validar formulário

Para cada botão customizado criado, você pode indicar se ele deve validar o formulário ou não.
Isso significa que para o campo do formulário ser efetivamente validado, ou seja, para o Zeev checar se você preencheu realmente o campo, é preciso:
Que o botão de ação seja configurado para validar os campos obrigatórios;
Imagine o cenário onde você tem uma tarefa humana chamada "Realizar a compra de produtos". Imagine que você tem um formulário nesse tarefa com os seguintes campos: data da compra, valor da compra, fornecedor escolhido e valor final da compra (todos obrigatórios). Imagine agora que você possui dois botões de ações nessa tarefa: "Compra finalizada" e "Solicitar revisão". Observe que:
Se você clicar em "Compra finalizada" está informando ao sistema que finalizou com sucesso a tarefa e, portanto, os campos do formulário devem ser efetivamente validados;
Se você clicar em "Solicitar revisão" está informando ao sistema que ocorreu algum problema, como um dado incompleto ou documento faltante. E que você deseja devolver o processo ao solicitante para revisões. Nesse caso, você não efetuou a compra. Não faz sentido que o formulário seja validado.
Assim, no exemplo acima, enquanto o botão "Compra finalizada" deve ser configurado para validar o formulário, o botão "Solicitar revisão" não deve.
Obrigar preenchimento de justificativa
Igualmente, para cada botão de ação criado, você pode informar se ele requer uma justificativa obrigatória. Se marcada essa opção, ao clicar no botão, ao invés de finalizar a tarefa, um box de observações será aberto para seu preenchimento.

Veja o mesmo exemplo do tópico anterior. Enquanto o botão "Compra finalizada" valida o preenchimento dos campos obrigatórios, o botão "Solicitar revisão" não faz essa validação e retorna a solicitação ao solicitante. Ao configurar o botão "Solicitar revisão" para obrigar preenchimento de justificativa, você pode forçar a pessoa que clicar nele a explicar porque está solicitando a revisão. Essa mensagem será de grande valia para o próximo responsável do processo (o solicitante) entender o que aconteceu de errado.
Geralmente, portanto, esse recurso é utilizado para negações ou ações de rejeição ou revisão de solicitações. Mas nada impede que seja utilizado para outros fins, também.
A mensagem incluída fará parte do histórico da solicitação e, também, será automaticamente incluída como uma mensagem do aplicativo.
Ordem dos botões
Como boa prática, botões com conotação positiva, que derão sequencia à ordem lógica principal do processo, devem ficar à direita da tela. Já os botões com conotação negativa, que denotem encerramento abrupto ou retorno do processo, devem ficar à esquerda da tela.

No caso da existência de caminhos e decisões intermediárias, os botões devem ficar entre os botões positivos e negativos.

Botões padrão
Os botões padrões são simplesmente atalhos para facilitar a automatização. Você pode optar por não utilizá-los, desmarcando as opções correspondentes. Nesse caso, você deverá obrigatoriamente criar um botão customizado.
Ao criar um evento de início, é criado automaticamente um botão de ação padrão, cujo texto é "Enviar solicitação".
Ao criar uma tarefa humana, caso ela seja do tipo "aprovação", os seguintes botões padrão estarão disponíveis:
Ação positiva
Aprovar
Sim
Não
Ação negativa
Rejeitar
Não
Sim
Ao criar uma tarefa humana, caso ela seja do tipo "instrução", os seguintes botões padrão estarão disponíveis:
Ação positiva
Concluído
Sim
Não
Ação negativa
Não-concluído
Não
Sim
Botões customizados
Os botões customizados são opcionais e são botões especiais que você mesmo cria e define todas as suas configurações.
Você irá definir o texto, ação, cor de fundo, cor de texto, se ele valida o formulário e se obriga justificativa ou não.
Pode, ainda, definir a ordem que esses botões são listados arrastando através do "drag and drop".
Ao lado direito você conta com uma pré-visualização do botão, atualizada em tempo real.

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