Fase Publicar

Nessa fase o aplicativo será configurado e publicado para utilização real.

Objetivos

Essa é a quinta fase da Fórmula Zeev de criar aplicativos.

Nessa fase o aplicativo será configurado e publicado para utilização real.

Profissionais envolvidos

O desenvolvedor cidadão é parte importante dessa etapa, pois ele tem o know-how necessário de quais são as permissões e configurações necessárias para que o aplicativo seja publicado e utilizado pelos stakeholders. Se tiver dúvidas, ele irá consultar o dono do aplicativo.

Dependendo do caso, o desenvolvedor cidadão poderá ter as permissões necessárias para realizar toda essa fase sozinho. Em algumas organizações, a operação de publicação é realizada pelo time de sustentação, orientados pelo desenvolvedor cidadão

Como

Situações mais robustas com mais de um ambiente

O nível de complexidade dessa fase varia bastante se a organização possui somente um ambiente, ou se possui diversos ambientes.

Organizações com políticas de governança mais robustas podem ter mais de uma instalação / ambiente do Zeev, por exemplo:

  • Desenvolvimento;

  • Teste;

  • Homologação;

  • Produção

Nesse caso, cada ambiente é utilizado para um fim em específico, e é preciso assegurar que eles possuam as mesmas configurações, o que demanda mais trabalho de manutenção.

Para publicar um aplicativo em produção, será preciso primeiramente utilizar o recurso de exportar e importar o aplicativo de processo, do ambiente de desenvolvimento, teste, homologação ou outro, para o ambiente de produção.

Como pode ser visto no link do recurso, o aplicativo exportado e importado entre ambientes diferentes pode não sincronizar todas as informações necessárias para que o aplicativo funcione. Portanto, nesse cenário, algumas configurações de manutenção (por exemplo, o relacionamento entre pessoas, times e funções), terão que ser refeitas manualmente.

Para assegurar que o procedimento de transferência do aplicativo funcionou corretamente, é altamente recomendável que o desenvolvedor cidadão realize um novo teste completo do aplicativo, do início ao fim.

Publicação

Após realizar a exportação e importação, ou caso seja uma situação mais simples, com somente um ambiente, o próximo passo será definir as configurações de acesso ao aplicativo, definindo, entre outras coisas, quem poderá acessá-lo.

É plenamente possível disponibilizar duas versões publicadas ao mesmo tempo. Isso pode ser útil, por exemplo, quando você quer que a versão 1 do aplicativo seja disponível para toda a empresa, e a versão 2 disponível somente para um time, em formato piloto.

Duração

Caso seja um contexto mais robusto com mais de um ambiente de uso (desenvolvimento, teste, produção, etc.) essa fase pode precisar de um agendamento prévio e preparação com equipe de sustentação. Não é incomum que, então, a publicação do aplicativo tenha que ser feita fora do horário comercial. O prazo da fase, então, dependerá muito das políticas de governança e gestão de mudança da empresa.

Caso seja um contexto mais simples, com um só um ambiente, e onde o desenvolvedor cidadão tenha todas as permissões para publicar um aplicativo, a fase pode levar poucos minutos.

Entregas

Ao final de todas as iterações dessa fase, é esperado que as seguintes entregas sejam finalizadas:

Demonstração prática

Veja na prática como publicar aplicativos:

Atualizado