Como criar grupos de permissões
O grupo de permissões determina quais módulos e quais operações cada pessoa poderá executar na ferramenta.
Visão Geral
Os grupos de permissões determinam quais operações cada pessoa poderá executar na ferramenta.
A ferramenta permite a criação de perfis de acesso às funcionalidades de cada componente do Zeev, que depois serão disponibilizados às pessoas. É o grupo que determinará quais operações e funcionalidades a pessoa poderá executar.
Uma pessoa poderá fazer parte de um ou mais grupos de permissões. Neste caso, suas permissões e autorizações serão somadas.
Uma pessoa sem nenhum grupo de permissão poderá acessar a ferramenta normalmente, realizar requisições e executar tarefas, além de consultar seu histórico, porém não poderá realizar nenhum tipo de manutenção ou alterações em configurações ou aplicativos do sistema.
Com isso, a maior parte das pessoas do sistema, na verdade, podem se enquadrar dentro de uma realidade sem grupos de permissões de acesso, pois unicamente recebem e executam tarefas.
Para que grupos são usados
Os grupos tem as seguintes funções:
Controle de acesso: definir quais funcionalidades administrativas do sistema cada pessoa pode acessar;
Permissões de aplicativos de processo: definir as pessoas que podem modificar, ver relatórios e indicadores e/ou solicitar aplicativos de processo;
Permissões de aplicativos de serviço: definir as pessoas que podem modificar, ver relatórios e indicadores e/ou solicitar aplicativos de serviço;
Exemplos
Quando você começa a usar o Zeev, alguns grupos de manutenção já vem criados. Você pode excluí-los, criar novos, ou modificá-los.
A título de exemplo, abaixo seguem alguns grupos de permissões que nossos clientes costumam criar:
Administradores : possuem acesso a todas os módulos e funções do sistema;
Desenvolvedor cidadão / Modeladores : possuem acesso a todos os módulos e funções do sistema relacionados a criação de aplicativos de processos e serviços;
Desenvolvedor profissional / TI : possuem acesso a todas os módulos e funções do sistema relacionados a criação de aplicativos de processo e integrações;
Donos de aplicativos / Gestores: possuem acesso relatórios e indicadores;
Sustentação: possuem acesso a todas os módulos e funções do sistema relacionados a gestão de times, funções e pessoas e também funções do sistema acessórias, tais como países, estados, cidades, feriados, tipos de times, tipos de funções, turnos de trabalho, times, funções, grupos de permissões, etc.
Demonstração prática
Confira no vídeo a seguir a demonstração sobre como criar grupos de permissões.
Atualizado