Como configurar a direção de reconhecimento do código de barras
É possível configurar o modo como será feito o reconhecimento dos códigos de barras em um arquivo digitalizado.
Visão geral
É possível configurar o modo como será feito o reconhecimento dos códigos de barras em um arquivo digitalizado. Essa configuração auxilia na redução do tempo de reconhecimento dos códigos de barra e deve ser selecionada com base nas características das páginas que serão digitalizadas.
Opções de configuração:
Para um código de barras ser reconhecido, é necessário selecionar o seu formato. Também é opcional a escolha de configurações relacionadas à direção de reconhecimento.
Entre as opções de configuração é possível:
Configurar códigos de barras 1D;
Configurar códigos de barras 2D;
Configurar um limite de área de reconhecimento dos códigos de barras;
Configurar a direção de reconhecimento dos códigos de barras;
Configurar para que o reconhecimento dos códigos de barras seja realizado por fatias.
Área de reconhecimento
Permite selecionar qual será o quadrante de reconhecimento do código de barras, indicando em qual posição da página o código de barras está localizado:

Essa configuração permite reduzir o tempo utilizado no reconhecimento dos códigos de barras, pois a busca será realizada apenas dentro do(s) quadrante(s) selecionado(s), portanto, é necessário conhecer as características dos documentos que serão digitalizados.
Direção de reconhecimento na página
Permite selecionar qual será a direção de reconhecimento do código de barras:

O corte em "fatias" permite que o índice de assertividade no reconhecimento de um código de barras seja maior, pois o Zeev docs irá verificar se dentro de cada uma das fatias existe um código de barras.
Abaixo são apresentados mais detalhes sobre as configurações de direção de reconhecimento:
1 - Página completa
Sua utilização é indicada em situações onde o código de barras pode estar em qualquer região da página.
2- De cima para baixo
Sua utilização é indicada em situações onde o código de barras tem mais probabilidade de se localizar no topo da página do que em seu centro/parte inferior.
3- De baixo para cima
Sua utilização é indicada em situações onde o código de barras tem mais probabilidade de se localizar na parte inferior da página do que em seu topo/centro.
4- Extremidades para o centro em vertical
Sua utilização é indicada em situações onde o código de barras tem mais probabilidade de se localizar no topo/parte inferior da página do que em seu centro.
5- Do centro para as extremidades em vertical
Sua utilização é indicada em situações onde o código de barras tem mais probabilidade de se localizar no centro da página do que em seu topo/parte inferior.
6- Da esquerda para direita
Sua utilização é indicada em situações onde o código de barras tem mais probabilidade de se localizar no lado esquerdo da página do que em seu lado direito.
7- Da direita para esquerda
Sua utilização é indicada em situações onde o código de barras tem mais probabilidade de se localizar no lado direito da página do que em seu lado esquerdo.
8- Extremidades para o centro em horizontal
Sua utilização é indicada em situações onde o código de barras tem mais probabilidade de se localizar nas extremidades direita e esquerda da folha do que em seu centro.
9- Do centro para as extremidades em horizontal
Sua utilização é indicada em situações onde o código de barras tem mais probabilidade de se localizar no centro da folha do que em suas extremidades direita e esquerda.
10- Espiral
Sua utilização é indicada em situações onde não se sabe se o código de barras estará nos sentidos horizontal/vertical; porém, existe maior probabilidade do mesmo localizar-se nas extremidades da folha (direita, esquerda, topo e parte inferior) do que em seu centro. Assim, a varredura por código de barras seguirá o formato espiral: das bordas para o centro, passando por todas as extremidades.
Reconhecimento de página em fatias
Permite efetuar diversas configurações de modo a determinar a quantidade de fatias que o processo de reconhecimento de código de barras terá, além de quantas fatias.

As configurações abaixo, quando combinadas com as demais apresentadas anteriormente, permitem otimizar o reconhecimento dos códigos de barras presentes na folha digitalizada:
Quantidade de fatias por página: escolha a quantidade de fatias que a página será dividida para ser realizado o reconhecimento do código de barras. Escolhendo 2 fatias, por exemplo, a página será dividida ao meio e o reconhecimento do código será aplicado fatia por fatia.
Interromper reconhecimento ao encontrar o primeiro código de barras: quando é digitalizada uma imagem que possui mais de um código de barras, o primeiro reconhecido irá compor o valor da quebra de documento. A varredura em busca de outros códigos continuará sendo realizada e os outros códigos reconhecidos serão armazenados em um XML. A configuração para interromper o reconhecimento ao encontrar o primeiro código de barras permite que, em casos onde exista mais de um código de barras por página, a varredura por um código seja encerrada ao encontrar o primeiro deles. Isso poupa tempo e recursos de processamento.
Iniciar reconhecimento a partir da fatia X: escolha a fatia onde o reconhecimento será iniciado.
Finalizar reconhecimento a partir da fatia X: escolha a fatia onde o reconhecimento será finalizado.
Exemplos dos cortes de página em fatias
Quantidade de fatias:
1 fatia
2 fatias
3 fatias
10 fatias
Sentido do corte:
Horizontal:
2 fatias
3 fatias
10 fatias
Vertical:
2 fatias
3 fatias
10 fatias
Espiral:

Imagens fatiadas em sentido espiral iniciam seu corte no topo superior, à direita, e seguem com os cortes em sentido horário.
Após efetuar o reconhecimento das fatias, a imagem é remontada; sem nenhum tipo de dano ou prejuízo ao usuário.