Mudanças em navegação

Muita coisa mudou na navegação do sistema para torná-lo mais simples, intuitivo, direto de usar.

Muitos links do BPMS3 abriam uma nova aba ou janela do navegador. Inclusive alguns dos mais importantes, como abrir uma tarefa. Faz muito tempo existe um parâmetro no sistema para abrir os links em modais internos, e não em novas abas, mas esse parâmetro é frequentemente desligado ou não utilizado.

De acordo com padrões de usabilidade internacionais, abrir uma função / módulo do sistema em uma nova aba é errado, pois:

  • Usuários iniciantes frequentemente não conseguem gerenciar várias janelas e ficam desorientados.

  • O botão Voltar na nova janela não os leva de volta à sua janela original.

  • Ao forçar um determinado comportamento a partir de um link diferente do esperado, você está, em parte, destruindo o modelo mental que o usuário possui de onde está e o que precisa fazer para voltar ao local em que estava antes.

  • Quando as pessoas querem uma nova janela, elas mesmas fazem isso com um atalho de teclado / mouse.

De fato, no Zeev a maior parte dos links foram migrados para abrirem modais, que são janelas internas dentro da mesma Aba. Não existe mais o parâmetro global para ligar ou desligar o recurso.

Ainda assim, o usuário tem a opção, se assim desejar, de, por exemplo, usar o atalho CTRL + Click para o link abrir em uma nova aba.

Os links que ainda não foram migrados serão migrados em próximos releases.

Novo sistema de navegação principal

A antiga tela “Meu ambiente de trabalho” foi descontinuada. Ele congregava três informações diferentes:

  • As minhas tarefas pendentes

  • Os processos que eu posso iniciar

  • O histórico das minhas últimas instâncias de processos solicitadas

Agora, cada uma dessas informações é acessada através de uma página diferente. Isso permite darmos uma experiência completa e adequada a cada informação diferente. Cada uma das novas telas foi pensando e desenhada especificamente pensando na otimização de seu objetivo fim. Se a tela é a lista de tarefas, podemos agora desenhar e pensar na melhor tela de lista de tarefas possível.

Primeira página do sistema

Existe uma nova inteligência para determinar qual a primeira página que o usuário terá acesso após login. Se ele possuir tarefas pendentes, será a tela de “Minhas tarefas”. Caso contrário, será “Nova solicitação”.

Novo sistema de navegação administrativo

O menu de módulos de administração também mudou. Como vimos, ele agora é acessado através da barra a esquerda. Além disso, ele passa a funcionar em 2 níveis de prioridade.

Na versão BPMS3, todos os módulos administrativos possuíam a mesma “importância”. Em termos de arquitetura da informação, módulos acessados diariamente eram visualizados e acessados no mesmo nível de módulos acessados raramente. Isso não é um bom modelo de arquitetura de informação.

A partir de agora, os módulos mais relevantes e comuns do sistema aparecem em destaque no menu, agrupados em categorias de menus. Os módulos menos relevantes, acessados esporadicamente, são acessados através do link “Avançado”.

No link avançado estão agrupadas todas as funcionalidades que são acessadas esporadicamente.

No momento da atualização do sistema de BPMS3 para Zeev, todos os módulos serão atualizados e os menus reorganizados. Cada cliente, entretanto, poderá retornar ou modificar sua configuração através dos módulos de “categorias de módulos” e “módulos”.

No cadastro de “módulos”, por exemplo, é possível definir em qual menu cada funcionalidade irá aparecer.

Caso o usuário não tenha permissão em nenhuma funcionalidade vinculada ao menu “Avançado”, esse link não irá aparecer.

O acesso as funcionalidades de parâmetros do sistema também foi modificado. Agora os parâmetros são acessados também pelo menu, somente por usuários administradores.

Nova tela de configurações

O antigo módulo de “Parâmetros” passa a ser conhecido como “Configurações gerais”, acessado pelo link “Configurar” no menu do sistema. Esse link é acessado somente por usuários autorizados.

A tela de “Configurações Gerais” foi divida em “Básico” e “Avançado”. A tela “Básico” permite configurações amigáveis de maneira ágil. Nesse momento, é possível:

  1. Definir o nome da empresa usuária do sistema

  2. Definir a URL do logotipo a ser usado no sistema

  3. Definir o skin visual

  4. Definir uma mensagem de alerta padrão a ser apresentada aos usuários (exemplo: alerta de manutenção ou indisponibilidade de serviços em horário específico);

Nos próximos releases, mais configurações “avançadas” relevantes serão trazidas para a tela “básica”, que permite uma experiência de uso melhor.

Carregamento assíncrono

As principais telas do sistema, usadas pelos usuários no dia-a-dia do sistema, foram modificadas para serem carregadas assincronamente.

A comunicação síncrona significa que, quando um usuário solicita o carregamento de uma página do sistema, todos os componentes dessa página são carregados e processados para só depois serem mostrados ao usuário.

A comunicação assíncrona significa que partes da página são carregadas de maneira independente. Isso significa que o usuário já poderá estar vendo, lendo e interagindo com componentes da página, enquanto outros são carregados. Isso significa uma melhoria substancial na velocidade de carregamento e uma melhor experiência de uso.

Exemplos de novos carregamentos assíncronos :

  1. O menu principal do sistema

  2. Sua lista de tarefas filtrada

  3. A lista de instâncias em andamento

  4. As mensagens de uma instância de processo

  5. Os anexos de uma instância de processo

  6. O histórico de uma instância de processo

  7. Sair do sistema

  8. Alterar idioma

  9. Minha lista de notificações

Demonstração prática

Veja no vídeo abaixo uma demonstração prática das mudanças na navegação.