Como configurar a qualidade de captura das imagens (aba Captura)

Na aba Captura é possível efetuar configurações relacionadas com o scanner e qualidade da imagem digitalizada e está disponível tanto para a digitalização de documentos quanto para de lotes.

Visão geral

Algumas configurações do módulo vêm pré-defnidas. Recomendamos que você teste a digitalização dos documentos sem muitas modificações e avalie se atende a sua necessidade. Como configuração inicial você pode analisar:

  • Se deseja utilizar as configurações da regra de negócio;

  • Cor de captura;

  • Resolução em DPIs;

  • Formato em que o aquivo será salvo.

Se achar necessário realizar ajustes nas configurações supracitadas ou em outos filtros, veja abaixo o comportamento de cada funcionalidade disponível.

Dica: utilize como base as configurações recomendadas para digitalização.

Aba Captura

As configurações disponíveis são:

Configurações da aba Captura

1. Scanners e Scanner configurados: do lado esquerdo (Scanners) são listados todos os scanners que um dia foram utilizados para digitalização de arquivos nas bibliotecas instaladas neste servidor. É possível selecionar um dos servidores que estejam nesta lista (adicionando-o na coluna da direita, chamada Scanners configurados) para que seja utilizado o recurso de Snapshot, ou seja, serão salvas configurações de digitalização específicas para o scanner selecionado.

2. Exibir interface: ao realizar uma digitalização no módulo de Capturar scanner será exibida a interface do próprio scanner para realização das configurações de captura, como determinar a cor, brilho, rotação e etc.

3. Utilizar configurações da regra de negócio: permite que o usuário configure para que as imagens digitalizadas utilizem as configurações realizadas dentro da regra de negócio (ao invés das configurações padrão do scanner). Esta é a configuração padrão do Zeev docs.

4. Utilizar configurações do scanner: ao contrário do item acima, esta opção utiliza as configurações próprias do scanner, ignorando as configurações da regra de negócio.

5. Utilizar somente configurações avançadas: permite que o usuário utilize somente as configurações das capabilities avançadas, configuradas dentro do bloco "Scanner avançado".

6. Utilizar Snapshot: snapshot é um tipo de configuração voltada para operações que utilizam scanners de diversos modelos. Neste caso, a configuração da imagem digitalizada é feita para cada modelo de scanner, com o objetivo de equalizar a qualidade das imagens que serão digitalizadas através das particularidades de configuração dos diferentes modelos de scanners usados.

Como cada modelo de scanner possui características específicas, as configurações da regra de negócio, quando utilizadas por diversos scanners podem resultar em imagens digitalizadas com qualidades diferentes, o que inviabiliza a existência de um padrão nas imagens armazenadas. Por exemplo: alguns scanners podem apresentar uma ótima qualidade de imagens quando configurados em cor preto e branco com 200 dpis, enquanto outros modelos de scanner podem digitalizar imagens com textos inilegíveis para as mesmas configurações.

Uma forma de resolver, é utilizar o recurso de Snapshot, que permite salvar configurações específicas de parâmetros de digitalização de imagens para cada um dos scanners, ignorando parte das configurações presentes na regra de negócio. Opções como brilho, contraste, resolução em DPIs, entre outras, podem ser configuradas diretamente para o scanner utilizado. Isso permitirá que todas as imagens digitalizadas e salvas na biblioteca tenham os mesmos padrões de qualidade.

É possível configurar o Snapshot para cada modelo de scanner que será utilizado na operação de digitalização. Quando este modelo de scanner estiver conectado na máquina do usuário, o sistema irá identificar quais são as configurações de snapshot correspondentes e automaticamente irá aplicá-las na digitalização.

Somente é possível configurar 1 Snapshot por modelo de scanner em cada biblioteca.

Para configurar o Snapshot, também é necessário que o scanner esteja conectado no computador do usuário que está realizando a operação de configuração da regra de negócio.

7. Tamanho: tamanho da folha que será digitalizada, como A4, A5, B5, US Letter e etc.

8. Formato de arquivo: formato em que a imagem será capturada no scanner. É recomendada a utilização do formato TIFF.

9. Cor: cor em que a imagem será capturada. A configuração escolhida nesta opção deverá estar em conformidade com as opções escolhidas dentro do bloco "Salvar arquivo como".

10. Compressão: compressão que será utilizada ao salvar o arquivo no formato selecionado. É recomendada a utilização da compressão GROUP4.

11. Orientação: orientação/rotação que será utilizada na captura da imagem (retrato, paisagem, rotação 90º e etc).

12. Duplex: habilita o reconhecimento frente e verso da folha.

13. Deskew: é um filtro que endireita parcialmente o enquadramento da imagem após sua captura, dependendo do grau de rotação em que a imagem foi digitalizada. O ajuste na rotação é realizado observando sempre o sentido do texto presente na imagem.

14. Brilho automático: aplica automaticamente o brilho nas imagens digitalizadas.

15. Rotação automática: automaticamente o scanner efetuará a rotação da imagem digitalizada, mantendo-a no sentido horizontal ou vertical, de acordo com o texto contido na página. Verifique se o modelo de scanner utilizado suporta este recurso.

16. Brilho: aplica na imagem digitalizada o nível de brilho configurado (de -100 até 100).

17. Contraste: aplica na imagem digitalizada o nível de contraste configurado (de -100 até 100).

18. Rotação: rotaciona a imagem digitalizada para o grau configurado (de -360 até 360).

19. Resolução em DPIs: DPI significa ponto por polegada, representa o número de pontos que podem ser encontrados em uma polegada, deixando a imagem digitalizada mais ou menos visível. É comum as pessoas se referirem ao DPI como resolução da imagem. Aqui é possível informar o valor das DPIs desejadas (de 50 até 1200). Verifique quais resoluções de DPIs o scanner utilizado suporta. O valor padrão do sistema é 200 DPIs.

Dica: alguns scanner não suportam algumas configuraçoes supracitadas, principalmente os filtros.

Configurações da aba Captura

1. Importar: apresenta configurações que serão utilizadas exclusivamente na funcionalidade de importar arquivos.

  • Ao importar excluir o arquivo original: exclui da máquina do usuário o arquivo importado.

  • Selecionar vários arquivos: permite a seleção de vários arquivos para importação. Caso a opção esteja desmarcada, será possível selecionar apenas 1 arquivo por vez.

  • Aplicar filtro: aplica nas imagens importadas os filtros configurados na aba "Filtros".

Configurações da aba Captura

1. Capabilities avançadas: permite que usuários mais avançados e técnicos de scanners configurem uma capability específica do modelo do scanner, que o Zeev docs não possui em sua interface de configuração. Por sua configuração ser menos amigável, sugerimos que seja utilizado o snapshot ao invés das capabilities avançadas.

Salvar arquivo como: permite configurar propriedades do arquivo, considerando o formato final em que as imagens digitalizadas serão armazenadas na biblioteca. É importante observar que as configurações dependem do formato de arquivo selecionado, conforme os 3 exemplos apresentados na imagem acima.

1. Formato: formato em que o arquivo será salvo (TIFF, JPEG, PDF). Cada formato possui configurações específicas (listadas abaixo), assim como recomendações para a cor escolhida.

2. Bits Pixel: em quantos bits pixel a imagem será salva.

3. Pontilhado: especifica qual técnica de pontilhado será utilizada, com o objetivo de reduzir a quantização de cores e o tamanho final dos arquivos.

  • Bayer: algorítimo caracterizado por exibir menores profundidades de cor. Para mais detalhes acesse este link.

  • Burkes: algorítimo de difusão de erros. Para mais detalhes acesse este link.

  • Floyd Steinburg: é uma forma de ruído aplicada intencionalmente para aleatorizar o erro de quantização, impedindo padrões de grande escala, como faixas de cores nas imagens. Um uso comum do pontilhamento é a conversão de uma imagem em escala de cinza em preto e branco, de modo que a densidade dos pontos pretos na nova imagem se aproxime do nível médio de cinza no original. Para mais detalhes acesse este link.

  • No Dithering: Sem pontilhado. Para mais detalhes acesse este link.

Exemplo dos pontilhados aplicados. Fonte: Wikipedia.

Dica: todas as configurações de pontilhado são padrões de mercado. Para mais detalhes aconselhamos que realize uma busca na internet ou que consulte o manual do scanner utilizado.

4. Paleta: indica qual paleta de cores será utilizada.

  • Custom: define automaticamente a melhor paleta de cores para cada imagem.

  • Fixed: paleta de cores fixas e pré-definidas. Possui ampla variedade de cores e tons. É uma paleta genérica, não otimizada para a imagem, podendo ser utilizada com qualquer imagem.

  • Gray Scale: paleta de cores para imagens em escala de cinza. Normalmente utiliza 8-bits para gerar uma grande quantidade de tons de cinzas diferentes, melhorando a qualidade da imagem.

  • Optimized: a paleta de cores é otimizada para melhor se adequar às cores da imagem, reduzindo o seu tamanho e melhorando a qualidade, pois gera uma maior quantidade de tons entre as cores predominantes na imagem.

5. Fim do Preenchimento: essas configurações estão relacionadas com a forma como o arquivo será manipulado durante o processo de gravação.

De forma geral, essa configuração interfere na ordem em que os bits do arquivo serão escritos podendo ser do menos significante para o mais significante ou do mais significante para o menos significante.

A imagem abaixo exemplifica a significância dos bits do pixel de uma imagem onde o 128 é o bit mais significante e o 1 o menos significante:

Essa ordem pode ser importante caso esteja ocorrendo problema de truncar a gravação do arquivo. Normalmente uma perda de até 3 bits de informação em um pixel não representa uma alteração notável a olho nu, então, ao alterar a ordem de gravação dos bits pode-se garantir uma melhor qualidade da imagem.

Todas as configurações do fim do preenchimento são padrões de mercado. Para mais detalhes aconselhamos que realize uma busca na internet ou que consulte o manual do scanner utilizado.

6. Compressão: são algoritmos de compressão que servem para que o arquivo seja transmitido do scanner para a máquina com o formato escolhido, podendo ter ganho de velocidade ou mesmo a compressão específica exigida por alguma lei, etc.

Ao criar uma regra de digitalização, ela já é criada com a configuração recomendada: o Group4 que é a compressão mais eficaz e viável na maioria dos negócios que manterão os arquivos no formato TIFF. As demais compressões também estão disponíveis para uso, mas recomendamos que apenas técnicos ou usuários avançados (que tenham conhecimento em configurações do modelo de scanner utilizado) realizem a troca do valor, pois isso pode afetar nos pontos citados no parágrafo acima.

Todas as configurações de compressão são padrões de mercado. Para mais detalhes aconselhamos que realize uma busca na internet ou que consulte o manual do scanner utilizado.

7. Escala de cinza: essa opção é habilitada quando utilizado o formato Jpeg e permite que as imagens sejam digitalizadas e salvas com as cores em escala de cinza.

8. Espaço de cor: especifica qual será o modelo matemático utilizado para descrever no modelo de fórmulas cada uma das cores presentes na imagem digitalizada. Para mais detalhes acesse este link.

O Espaço de cor padrão, que já é configurado automaticamente durante a criação da regra de negócio, é o "Color Space Not Set". Existem outros espaços de cores disponíveis para uso, mas recomendamos que apenas técnicos ou usuários avançados (que tenham conhecimento em configurações do modelo de scanner utilizado) realizem o ajuste do valor selecionado neste campo.

Todas as configurações de espaço de cor são padrões de mercado. Para mais detalhes aconselhamos que realize uma busca na internet ou que consulte o manual do scanner utilizado.

9. Qualidade: permite determinar o nível de qualidade aceitável para as imagens digitalizadas (de 0 até 100). Recomendamos que o valor padrão seja 70.

10. Suavização: permite determinar qual será o nível de procedimentos de suavização aplicados a fim de melhorar a sua nitidez, como a utilização de borramentos e redução de ruídos (de 0 até 100). Recomendamos que o valor padrão seja 30.