⚡Zeev: No-code ou Low-code?
Visão geral
Plataformas No-code ("sem código") e Low-code ("pouco código") têm ganhado cada vez mais espaço entre as empresas. Elas:
Facilitam o desenvolvimento de outros aplicativos por pessoas que não são da área técnica;
e/ou aceleram o desenvolvimento de aplicativos e softwares por desenvolvedores profissionais.
Isso é obtido através do uso de interfaces gráficas amigáveis que permitem desenhar telas e fluxos de trabalho, sem programar códigos.
Segundo a consultoria Gartner, até 2024 é esperado que 65% ou mais dos softwares sejam desenvolvidos a partir de plataformas Low-code em todo o mundo.
Para saber mais sobre Low-code, veja esse artigo em nosso blog : https://blog.zeev.it/o-que-e-low-code/
Low-code x No-code
Na teoria, a diferença entre uma plataforma Low-code e uma No-code estaria na quantidade de código necessário para construir uma aplicação completa; na primeira, "pouco", na segunda, "nenhum".
Infelizmente, não há no momento nenhum tipo de benchmark ou balizador de mercado que estabeleça de maneira universal o que é o "pouco" do Low-code.
Na prática, entretanto, diferença entre Low-code e No-code não é tão binária. O que é pouco divulgado é que não é a plataforma que determina se é Low-code ou No-code, e sim como ela é utilizada e o nível de requisitos do sistema ou projeto que está sendo desenvolvido.
Vejamos o exemplo do Webflow.com, uma plataforma internacional líder na criação de portais de internet e uma das expoentes do movimento No-code no mundo. O Webflow permite que uma pessoa sem formação na área técnica conceba, crie e publique sites de internet modernos, responsivos, e até mesmo dinâmicos, sem programar nenhuma linha de código (No-code).
Um usuário intermediário do Webflow, entretanto, rapidamente observará que a plataforma, como qualquer outra, possui limites no que é possível fazer No-code. E que ela possui funcionalidades de extensão e APIs que permitem adicionar pedaços de código para completar seu funcionamento quando existirem requisitos mais evoluídos.
Ou seja, em determinados projetos Webflow é No-code. Em outros projetos, Low-code. Dependerá do nível de exigência e requisitos do projeto.

Zeev para projetos No-code
Zeev para projetos no-code tem permitido centenas de equipes, startups e pequenas e médias empresas a desenvolverem aplicativos completos na forma de workflows departamentais sem nenhum tipo de codificação.
Tais aplicativos são construídos usando nossos recursos nativos de modelar e automatizar fluxogramas e não envolvem nenhum tipo de código, além da lógica de processos.
Zeev para projetos Low-code
Zeev para projetos Low-code empodera times e grandes organizações a desenvolverem aplicativos de nível empresarial com customizações e integrações, quando necessário.
Esse desenvolvimento é inicialmente feito em uma abordagem No-code, por citizen developers, utilizando recursos nativos que a ferramenta disponibiliza. Essa abordagem ajuda a acelerar o desenvolvimento como um todo ao retirar grande parte do desenvolvimento da dependência dos times de TI, geralmente com backlog compromissado.
Em geral, nesse tipo de projeto, em clientes que utilizem a Fórmula Zeev como guia de trabalho, o trabalho do citizen developer perfaz cerca de 80% dos requisitos do aplicativo.
Após, edições Enterprise do Zeev permitem que os requisitos técnicos remanescente sejam assumidos por um professional developer, que irá implementar, codificando, as necessidades avançadas, se existirem, utilizando as APIs de customização e integração.
Em geral, os requisitos técnicos desenvolvidos por um professional developer são:
Integrações entre sistemas;
Customizações de formulários;
Integrações entre sistemas
Integrações de outros sistemas para o Zeev e do Zeev para outro sistema geralmente são implementadas por professional developers, profissionais especializadas que possuam o conhecimento técnico necessário.
Apesar de o Zeev utilizar padrões universais de integração de sistemas, não necessariamente o sistema do outro lado usará e, muitas vezes, será necessário realizar uma transformação ou limpeza de dados antes que a integração complete.
Customizações de formulário
Recomendamos ao máximo possível que os clientes Zeev utilizem recursos nativos da ferramenta. Entretanto, em determinados projetos, requisitos técnicos mais avançados podem indicar a necessidade de intervenção técnica nos formulários eletrônicos das solicitações.
Zeev possui uma API aberta para a inclusão de códigos próprios customizados em sua interface, o que ajuda a multiplicar dezenas de vezes o potencial uso da plataforma, quando necessário. Obviamente, o uso desse recurso é opcional.
Através da customização, clientes do Zeev geralmente obtém os seguintes recursos e funcionalidades:
Funções avançadas de cálculos matemáticos entre campos do formulário;
Funções avançadas de mostrar e esconder campos ou blocos de campos conforme regras de negócio pré-definidas;
Funções avançadas de tornar campos opcionais ou obrigatórios conforme regras de negócios pré-definidas.
Futuro
A missão da Zeev é entregar às pessoas o superpoder de desenvolver softwares. Por isso, nossa busca, nossa meta e nossa inspiração é o mundo No-code. A cada dia que passa, a cada funcionalidade e melhoria que entregamos, caminhamos um pouco mais nessa direção.
Hoje possuímos funcionalidades nativas que, até alguns anos atrás, eram possíveis somente com códigos. Aos poucos, concomitantemente com a evolução tecnológica do mundo, vamos transformando o que hoje são requisitos de codificação em requisitos de parametrização, e tangibilizando nossa missão como empresa.
Atualizado