Como publicar aplicativos

Após desenhar o processo, criar e associar um formulário, testar a automação e definir as permissões, você está pronto para publicar o seu aplicativo.

Visão geral

Após desenhar o processo, criar e associar um formulário, testar a automação e definir o controle de acesso, o seu aplicativo está pronto para ser publicado.

Publicar o aplicativo consiste em disponibilizá-lo para os usuários da ferramenta, que poderão fazer solicitações, assim como para integrações com outros sistemas, que poderão iniciar solicitações automaticamente.

Após publicado, o aplicativo pode ser disponibilizado na menu iniciar solicitações para as pessoas que tiverem permissão de acesso, na tela de login para pessoas anônimas/externas, ou compartilhado através de link.

Tipos de publicação

Publicar aplicativo para pessoas autenticadas

Nessa opção, o aplicativo será publicado junto a página "Iniciar aplicativos", acessível após a autenticação das pessoas. Também estará disponível para abertura via integrações.

Publicar aplicativo na tela de login (para pessoas anônimas/externas)

Nessa opção, o aplicativo será publicado junto a página de "Login", visível para qualquer pessoa que tenho acesso ao endereço do Zeev.

Observe que isso não significa liberar o acesso do aplicativo para solicitações anônimas. Para efetivamente permitir que uma pessoa não autenticada acesse o formulário / tela do aplicativo, você deve realizar as configurações para acesso anônimo.

Através da publicação de aplicativo por link é possível compartilhar um aplicativo para pessoas externas iniciarem solicitações, sem tê-lo publicado na tela de login. Para isto basta marcar o botão "Publicar para solicitação através de link" e compartilhar o link para as pessoas interessadas. Um bom exemplo de uso é disponibilizar o link para acesso ao aplicativo em um botão em um e-mail ou landing page. Para obter o link do aplicativo, de modo que ao acessá-lo seja carregado o formulário de envio da solicitação, acesse a opção de compartilhamento na barra superior do desenhador. É possível obter o link para pessoas autenticadas e anônimas.

Bloquear aplicativo

Ao desativar as opções de publicação de um aplicativo, ele será despublicado/bloqueado. Isso significa que não será mais possível pessoas iniciarem novas solicitações e que eventuais integrações automatizadas e outros sistemas também não terão mais acesso para iniciar solicitações no aplicativo.

As solicitações que já estão em execução continuarão executando normalmente, até sua finalização, independente se o aplicativo está publicado ou bloqueado.

Versões concomitantes

É plenamente possível disponibilizar duas versões publicadas ao mesmo tempo. Isso pode ser útil, por exemplo, quando você quer que a versão 1 do aplicativo seja disponível para toda a empresa, e a versão 2 disponível somente para um time, em formato piloto.

Aplicativos iniciados na versão 1 continuarão rodando nessa versão até o final. O mesmo com a versão 2: uma vez iniciados, finalizarão na versão 2 e não serão impactados pela versão 1.

Demonstração prática

Veja na prática como publicar aplicativos:

Atualizado