Como criar funções

Funções indicam todos cargos / atividades / funções que podem ser definidas para uma pessoa.

Visão Geral

Funções consistem no gerenciamento de todos cargos / atividades / funções / papéis que podem ser definidas para uma pessoa e para os quais se podem alocar atividades dentro de um aplicativo criado no sistema.

Exemplos de funções são:

  1. Presidente

  2. Diretor

  3. Gerente

  4. Coordenador

  5. Analista

  6. Analista de sistemas

  7. Analista de contabilidade

  8. Aprovar de despesas

  9. Responsável por notas fiscais

Uma pessoa pode possuir uma função, diversas funções, ou nenhuma função. Essa alocação poderá impactar em suas permissões e nas tarefas que ele irá receber.

Dica: se você está acostumado com outros softwares de segregação de perfis e tarefas, em inglês, funções é o que você talvez conheça como roles

Para que funções são usadas

As funções podem ser usadas para:

  1. Permissões em aplicativos de processo: definir as pessoas vinculadas a funções que podem modificar, ver relatórios e indicadores e/ou solicitar aplicativos de processo;

  2. Permissões em aplicativos de serviço: definir as pessoas vinculadas a funções que podem modificar, ver relatórios e indicadores e/ou solicitar aplicativos de serviço;

  3. Responsáveis: definir os responsáveis por executar tarefas humanas e os destinatários de eventos de mensagem;

Funções não são cargos

À primeira vista, as funções podem ser confundidas com os cargos da empresa. Não faça essa suposição. Os cargos tradicionais da empresa podem ser representados por funções, porem as funções podem ser muito mais que os cargos. No mundo real, no dia-a-dia, centenas de processos e atividades são realizados por papéis em que não existe, a priori, uma regra formal da empresa.

Por exemplo, dentro de uma equipe de TI você pode ter um o cargo formal de "Analista de sistemas" , mas o gerente da área pode ter subdividido seus analistas pelos sistemas que suportam: Analista de ERP, Analista do CRM, etc. E essa informação não está registrada hoje em nenhum sistema. Se você tem processos em que necessita rotear tarefas diferentes para os analistas que suportam sistemas diferentes, deverá criar essas funções "virtuais".

Assim, geralmente, o mix de funções de uma organização é uma mistura entre cargos formais e papéis desempenhados informalmente no dia-a-dia, mas que são fundamentais para os processos rodarem.

O recurso de Tipos de funções, presente em algumas versões do sistema, geralmente permite organizar diferentes tipos para ter mais controle sobre suas funções.

Relacionamento com times

Enquanto os times são as unidades organizacionais, as funções são os papéis que existem dentro do time. Times e funções funcionam juntos

Hierarquia de funções

Ao criar uma função, você pode definir a função pai. Com isso, você estabelece uma relação hierárquica entre as duas funções. No limite, você pode criar uma estrutura organizacional completa, totalmente hierarquizada.

Isso não significa que você precisa fazer isso. Algumas organizações não utilizem a relação hierárquica, criando funções no mesmo nível, como uma lista.

Novamente, não existe certo nem errado. Essa definição irá depender da estratégia de implementação de cada empresa.

Código original / integração

Ao criar uma função, é criado automaticamente um código único identificável, chamado de "código original / integração". Esse código é único para essa função.

Você pode, também, definir ou modificar o valor desse código. Zeev irá forçar sempre que ele seja único. O motivo para você definir manualmente ou modificar esse valor é para adequá-lo ao código de algum sistema legado interno onde essa função também existe.

Esse código pode ser usado para:

  • Conectar nas APIs do Zeev, para fins de integração;

  • Representar uma conexão entre essa função e o cadastro dessa função em outro sistema legado seu, para permitir a sincronização entre funções;

Como organizar funções

Existem estratégicas específicas e melhores práticas de como organizar o uso de funções na organização. Veja, no tutorial abaixo, um pouco mais sobre o assunto:

Planejar organização de times e funções

Demonstração prática

Confira no vídeo a seguir a demonstração sobre como criar funções.

Atualizado