Introdução à Fórmula Zeev
A Fórmula Zeev é um conjunto de práticas, métodos e ferramentas que visam congregar as melhores estratégias de projeto de criação de aplicativos usando o Zeev
Visão geral
A Fórmula Zeev é um conjunto de práticas, métodos e ferramentas que visam resumir as melhores estratégias de projeto de criação de aplicativos usando o Zeev. Esse corpo de conhecimento foi desenvolvido ao longo de mais de 18 anos de projetos em centenas de organizações e milhares de horas de consultoria.
Essa fórmula pode ser utilizada como guia para projetos, assim como uma referência para clientes e parceiros desenvolverem seu próprio roadmap para o sucesso.
O que inclui a Fórmula Zeev
A Fórmula Zeev é composta por duas partes.
O primeiro roteiro é de configuração geral do sistema, para a empresa que está começando a usar o Zeev pela primeira vez. É um conjunto de boas práticas, dicas, passo a passo e definições para configurar, planejar e organizar o sistema para uso. Em geral, essas atividades são definidas e organizadas logo no início, somente uma vez. Se você está iniciando a implementação agora, comece por aqui.
O segundo roteiro é de criação de aplicativos. Trata-se de um passo a passo e conjunto de melhores práticas para conduzir projetos de concepção e criação de novos aplicativos. Você pode executar esses roteiros diversas vezes, uma para cada projeto de automatização de sua empresa.
Para quem é esse material
Nem toda a organização utilizando Zeev precisa ter uma metodologia formal de implementação ou conhecer a Fórmula Zeev em detalhes.
Essa fórmula, assim como suas derivações, é indicada, em geral, para organizações que:
Planejam ter um número elevado de aplicativos interdepartamentais automatizados (dezenas / centenas);
Planejam desenvolver um Centro de Excelência de Automatização Low-Code, congregando boas práticas e políticas de governança;
Possui uma equipe multidisciplinar de implementação;
Possuem muitos interlocutores e unidades funcionais demandantes.
Planejam implementar aplicativos de missão-crítica, sem os quais a organização pode ter seu funcionamento extremamente prejudicado;
Pequenas organizações ou implementações pontuais podem sempre se beneficiar das boas práticas, mas não necessitam, em geral, formalizar uma metodologia base de trabalho.
Como ler e consumir esse material
Você pode ler e consumir esse material de duas maneiras:
Sequencialmente, um artigo após o outro, através do sistema de navegação ao final da página.

Ou acessando diretamente um determinado artigo, e navegando pelos links disponibilizados.

Atualizado