Como publicar aplicativos para pessoas anônimas (externas)

O acesso anônimo permite disponibilizar as telas de solicitação de aplicativos de processo de maneira anônima na Internet.

O 'Acesso Anônimo' permite disponibilizar as telas de solicitação de aplicativos de processo de maneira anônima na Internet. Nesse caso, não é necessário possuir licenças de pessoas ativas para iniciar novas solicitações de aplicativos.

Para receber e executar tarefas, ver relatórios e desempenhar demais atividades administrativas, será sempre necessário um usuário licenciado e autenticado, que deve, obrigatoriamente, usar o tipo de Autenticação como "interna". Além disso, este usuário também será contabilizado na licença de uso do sistema.

Os aplicativos iniciados de maneira anônima, na verdade, serão criados pelo usuário genérico mencionado acima.

Cada aplicativo precisará ser configurado para permitir o uso de acesso anônimo. A permissão é dada no controle de acesso ao aplicativo.

Quando uma pessoa estiver autenticada no sistema e iniciar uma solicitação anônima usando o mesmo navegador então o registro do solicitante será da pessoa autenticada e não da pessoa anônima. Além disso, pelo fato de a pessoa estar autenticada as regras de acesso do aplicativo serão validadas conforme a pessoa autenticada e não a pessoa anônima.

Caso o seu aplicativo anônimo possua subprocessos, será necessário que os subprocessos também possuam em seu controle de acesso a permissão de serem iniciados pela pessoa anônima.

Demonstração prática

Confira no vídeo a seguir como configurar o acesso anônimo a um aplicativo.

Atualizado