Controle e tratamento de erros
Controle de erros
Ao realizar uma integração é necessário considerar as situações onde o outro sistema dá algum tipo de retorno em caso de erro na operação. Isso pode ocorrer por alguma validação que o outro sistema execute e precise, por exemplo, apresentar alguma mensagem de erro.
Quando o sistema externo retorna um código HTTP de erro então a máquina de execução de processos entende que ocorreu um erro na comunicação. Para que a mensagem de erro técnica possa ser identificada é necessário definir um identificador de nodo de erro.
Caso, além da mensagem técnica, a integração retorne uma mensagem amigável, então o nodo de identificação da mesma deve ser preenchido. Isso fará com que essa mensagem seja apresentada ao usuário da integração, isto é, uma mensagem amigável ao invés da mensagem técnica.
Tanto o identificador do nodo de erro quanto o de erro amigável devem ser preenchidos da mesma forma como demonstrado no item "Mapemento".
Limite de tempo de execução
O tempo de execução do teste de uma integração ou a execução em um aplicativo é medido. Isso é necessário para manter a boa performance do produto como um todo.
O tempo máximo de execução de uma integração é de 10 segundos. Esse limite é aplicado tanto para a operação de teste da integração quanto da execução através de campos de formulário ou tarefa de serviço. Caso este tempo seja excedido, o sistema apresentará mensagem de erro indicando tempo excedido e encerrará o processamento do aplicativo.
Atualizado