Como criar gráficos personalizados
Visão geral
Os gráficos / relatórios são as representações visuais das informações nos painéis. Todos os gráficos são criados a partir da definição de:
Informações básicas
Dimensões
Agrupadores
Complementos
Medidas
Configurações adicionais
Filtros
Ordenadores

Informações básicas
As Informações Básicas definem características gerais do gráfico.
De maneira geral:
Defina um título claro e completo.
Utilize o campo descrição para explicar o gráfico e explicitar a informação que está sendo mostrada;
Escolha o melhor tipo de gráfico;
Defina o limite máximo de informações a serem mostradas;
Dimensões
Agrupadores
Nem todos os gráficos possuem agrupadores. Mas os agrupadores, quando existentes, são obrigatórios.
Os agrupadores irão determinar sob quais informações / dimensões do aplicativo todos as demais dimensões (complementos e medidas) serão agrupadas (e calculadas, no caso de medidas).
Existem os diversos tipos de agrupadores:
Informações sobre o aplicativo;
Informações sobre a solicitação;
Informações sobre o solicitante;
Informações sobre uma tarefa;
Informações sobre os times envolvidos na solicitação;
Informações sobre dados do formulário;
Tabelas multivaloradas
O uso de campos do formulário que estejam em tabelas multivaloradas como agrupadores irá gerar uma matriz de resultados cruzados, cruzando todos os dados de cada célula da tabela. Se você possui uma tabela multivalorada com 2 linhas e 2 colunas com valores únicos, portanto, um gráfico do tipo tabela será representado por 2x2, ou seja, 4 linhas.
Medidas
Medidas são as únicas dimensões presentes em todos os tipos de gráficos. Elas são obrigatoriamente informações numéricas, calculadas pelo Zeev com base em informações sobre a execução dos aplicativos.
A não ser em casos muito específicos, como no exemplo de visões analíticas que citamos na dimensão complementos, você sempre precisará definir uma ou mais medidas.
Agrupadores X Medidas
Alguns tipos de agrupadores podem não ser diretamente compatíveis com certas medidas. É o caso, por exemplo, quando você solicita o agrupamento por tarefa, mas pede para ver estatísticas sobre a solicitação (como a média de tempo de finalização de solicitação).
Em geral, estatísticas / medidas da solicitação, quando agrupadas por tarefa, estarão vinculadas ao registro que aponta o evento de início. Veja o exemplo abaixo

As informações de média do tempo de finalização da solicitação são mostradas junto a linha que mostra o evento de inicio. Já as linhas referentes as tarefas T01 e T02 não mostram essa estatística, mas possuem as medidas referentes a tempo de sua própria execução.
Em geral, quando células estiverem em branco, significa que a medida não pôde ser calculada pois não faz sentido ou não há informações suficientes para ser calculada. Isso é diferente de quando o valor da célula é 0; nesse caso, efetivamente, o valor da medida é 0.
Complementos
Os complementos estão disponíveis somente em relatórios do tipo Tabela. Eles agregam informações adicionais do formulário da solicitação, na forma de novas colunas da tabela.
Nenhum cálculo ou agrupamento é feito com complementos. Os complementos mostram somente a primeira informação encontrada em formulários associados aos agrupamentos realizados.
É importante ter clareza da diferença entre selecionar um campo do formulário como agrupador e como complemento.
No exemplo abaixo, "Resultado da solicitação" é um agrupador padrão do sistema, e "área" e "valor total da despesa" foram configurados como complementos. O resultado final provavelmente pode levar a uma interpretação incorreta. Quando utilizados como complementos, a informação é resumida ao primeiro valor do formulário encontrado, para os agrupadores escolhidos. Ou seja, para o resultado "Reembolso realizado", provavelmente, existem dezenas / centenas de "áreas" e "valor total" associados, mas a tabela está mostrando somente o primeiro resultado encontrado.

A configuração mais otimizada seria definir "número da solicitação" como agrupador (com "resultado da solicitação" também como agrupador), e então "área" e "valor total" como complementos. Nessa situação, os campos do formulário irão se referir a unidade de medida menor, que é a solicitação em si.

De maneira resumida, na maior parte das vezes complementos devem ser usados em tabelas com visões analíticas, ou seja, que mostrem os detalhes unitários de cada solicitação.
Tabelas multivaloradas
Quando campos do formulário que estejam em tabelas multivaloradas forem usados como complementos, somente os dados relativos a primeira linha da tabela serão listados.
Configurações adicionais
Filtros
Os filtros ajudam a restringir quais dados serão mostrados. Aqui, se referem aos filtros fixos. Existem, ainda, outros tipos de filtros que podem ser aplicados automaticamente ou a pedido do usuário final em um relatório.
Ordenadores
Os ordenadores definem qual informação será utilizada como ordenadora padrão do gráfico ou relatório. Podem ser usados como ordenadores agrupadores, complementos ou medidas já selecionadas.
É importante atentar para o tipo de gráfico Linha. Esse gráfico possui uma lógica diferente de ordenação. Por representar, geralmente, uma linha temporal, a ordenação acontece da direita para a esquerda, e não o contrário.
O gráfico abaixo, por exemplo, foi configurado para mostrar os dados por ano/mês de solicitação decrescente.

Demonstração prática
Veja no vídeo abaixo uma demonstração de como criar gráficos personalizados no Zeev:
Atualizado