O padrão BPMN
BPMN é a sigla de Business Process Model and Notation. É uma notação internacional de desenho de processos, composta por ícones de representação gráfica de conhecimento e uso comuns que, juntos, permitem desenhar processos de negócios que sejam facilmente compreendidos por todos.
Atualmente, o BPMN é mantido pela organização internacional OMG (Object Management Group), e sua especificação completa e detalhada pode ser encontrada nesse link.
Importante! Você NÃO precisa conhecer todos os elementos da especificação BPMN para poder usar o Zeev. Na prática, poucas pessoas no mundo conhecem o funcionamento de todos os elementos.
A especificação BPMN é grande e complexa e composta por mais de 100 ícones de elementos.
O Zeev utiliza uma versão reduzida do BPMN, com cerca de 20 elementos, que permitem modelar 99% das regras de negócio das organizações.
Cada ícone possui uma função específica e, quando automatizado, irá responder de uma maneira diferente. Ao longo desse manual, nas páginas seguintes, explicaremos o funcionamento de cada um dos elementos utilizados.
De maneira geral, os ícones são agrupados em atividades, gateways, eventos e swinlanes.

Atividades são elementos manuais ou automatizados que representam o trabalho que a empresa executa em um processo. Esse trabalho pode ser executado por um ser-humano ou por um sistema. É através de atividades que o processo agrega valor e entrega produtos e serviços aos clientes do processo. Exemplos de atividades poderiam ser "Realizar a compra de insumos", ou "Executar a integração com o software de CRM".
Gateways (desvios) são elementos automatizados que podem modificar o caminho do andamento do curso de execução do processo. Um exemplo de uso de gateway seria "Caso a solicitação seja aprovada, enviar para a área de compras efetuar a compra dos materiais; caso seja rejeitada, enviar para o solicitante revisar os itens de seu pedido".
Eventos são elementos manuais ou automatizados que indicam a espera de um fato pré-definido para iniciar ou dar andamento no processo ou então indicam que o processo produzirá um fato durante ou ao término de sua execução. Exemplo de eventos poderiam ser "Solicitante preenche formulário eletrônico para iniciar o processo", ou "Aguardar até o dia 31/12 para dar continuidade na solicitação", ou "Se a solicitação chegar aqui, marcá-la como aprovada".
Swinlanes são usadas para delimitar e clarificar o escopo de cada processo e o escopo de trabalho de cada responsável pelo processo. São elementos opcionais, porém recomendados, pois tornam o desenho do processo mais claro e facilitam sua manutenção futura. Além disso, tem função documental somente, não impactando na configuração e na execução dos elementos que contem.
Nos próximos capítulos, iremos nos aprofundar no funcionamento de cada elemento.
Atualizado