Delimitar

Uma vez priorizado o processo a ser trabalhado, é importante ter uma visão do escopo inicial de trabalho.

Visão geral

Uma vez priorizado o aplicativo a ser trabalhado, é importante ter uma visão do escopo inicial de trabalho.

Escopo determina e documenta os objetivos específicos de cada projeto, como suas entregas, tarefas, custos e prazos.

Na visão ágil, entretanto, o escopo é sempre variável, podendo aumentar ou diminuir conforme os aprendizados de cada etapa.

Na automação do Zeev, não é diferente. O escopo vai aumentar ou diminuir, naturalmente. Esse capítulo, portanto, não diz que você deve pré-definir e pré-fixar o escopo, e sim que você precisa entender como o escopo de um projeto funciona.

Exemplo

Reflita: onde começa e onde termina um Processo de Compras?

O Processo de Compras é algo comum em todas as organizações, e ao mesmo tempo diferente em cada empresa.

Dentro de uma mesma empresa, algumas pessoas dizem que o Processo de Compras começa com o Pedido de Compras e termina com a Entrega do produto:

Outras, que, na verdade, só termina com o Pagamento.

Já ouvimos também que uma compra começa um ano antes, no Orçamento. E termina alguns anos depois, quando finaliza a Garantia.

Qual dessas visões está correta?

Na prática, não existe visão certa nem errada. Todos os processos de organização estão conectados, de uma maneira ou de outra. Por isso, podemos prolongar indefinidamente essa visão, agregando mais etapas e processos, antes ou após o final dos processos desenhados acima. No limite, temos a própria cadeia de valor da organização.

Como os recursos financeiros e de tempo da empresa são limitados, é necessário uma delimitação básica de qual parte do processo será transformada em aplicativo. Simplesmente dizer que vamos criar o "Compras" não é o suficiente. Algo mais tangível seria "Compras, do pedido à entrega do produto".

O escopo do aplicativo deve começar e terminar o quanto antes possível

Quanto menor for o aplicativo:

  • Mais rápido ele irá entregar valor;

  • Menor será seu custo de desenvolvimento;

  • Mais rapidamente você irá aprender sobre ele, para poder evoluí-lo;

Na hora de escolher os limites do seu projeto, procure sempre pelo mínimo possível.

Evolua iterativamente

Uma vez que seu aplicativo estiver em produção, você começará a gerar aprendizados valiosos sobre seu funcionamento e sua performance. Esses aprendizados serão a base para a evolução do aplicativo.

Através da criação de novas versões ou a conexão com subprocessos, você poderá, iterativamente, no longo prazo, expandir o escopo do aplicativo, agregando fluxos complementares.

Atualizado