Planejar carga inicial de pessoas
As estratégias de carga consistem em definir como importar e cadastrar dados de pessoas da sua organização
Visão geral
Uma vez definida a estratégia de organização, você deve refletir sobre sua estratégia de carga inicial de dados. Esses dados serão:
Times para suportar os aplicativos;
Funções para suportar os aplicativos;
Pessoas para operarem a ferramenta;
Vínculos de pessoas a times e funções;
As estratégias para essa carga inicial são:
Estratégia 1: Carregar dados aos poucos
Nessa estratégia, você irá selecionar um rol de processos piloto que você deseja implementar.
Conforme seus processos são transformados em aplicativos automatizados, você irá cadastrar, manualmente, e sob demanda, os times, funções, pessoas e vínculos de pessoas, times e funções no sistema.
O objetivo dessa estratégia é aprender mais sobre o sistema e validar a sua estratégia de organização.
Isso evitará que você:
Caia, inadvertidamente, em algum dos principais erros de organização;
Importe essas informações de um local ou base de dados que, depois, se mostre incompatível (tal como os casos de folha e AD/LDAP/SSO);
Crie uma estrutura hierárquica complexa demais que, depois, se mostre desnecessária e difícil de manter;
Crie uma estrutura hierárquica simples demais que, depois, não suporte seus processos;
Essa é nossa estratégia preferencial, e a que acreditamos ser mais assertiva e com mais chances de sucesso.
Como veremos na próxima seção desse artigo, o próximo passo será definir e implementar uma estratégia de manutenção. Na estratégia de manutenção, essa sim recomendamos que você procure a automatização.
Atenção: sim, podem existir desconexões e retrabalho entre uma implementação inicial manual e implementação de manutenção automatizada em um segundo momento. Porém, de nossa experiência, esse retrabalho será menor do que uma implementação inicial incorreta.
Estratégia 2: Carregar todos os dados de uma vez
Nessa estratégia, você deseja criar no sistema, logo de início, de uma só vez, todas pessoas, times, funções e os vínculos de pessoas, times e funções.
Essa é uma estratégia extremamente arriscada, que não recomendamos, pelos seguintes motivos:
Sem conhecer ainda completamente como funciona a ferramenta, ou mesmo sem refletir ainda profundamente como funcionam os processos de sua organização, é grande a probabilidade de você cair, inadvertidamente, em algum dos principais erros de organização;
Também é grande a possibilidade de você criar times e funções que não possuem conexão nenhuma com aplicativos, gerando um volume de dados desnecessário que depois terá que ser mantido;
Ao mesmo tempo, é grande a probabilidade de faltarem times e funções que, posteriormente, você irá aprender que eram fundamentais para executar aplicativos de processo.
Caso você opte por essa estratégia, você terá duas opções:
Opção 1: Carregar todos os dados de uma vez semi-automaticamente
Nessa alternativa você irá criar, manualmente, toda a estrutura de times e funções.
E, utilizando o recurso de importar pessoas, poderá carregar arquivo .CSV no sistema com a lista de todas as pessoas e seus respectivos vínculos com times e funções antes criados.
Opção 2: Carregar todos os dados de uma vez automaticamente
Nessa alternativa o desenvolvedor profissional irá montar integrações com as APIs do Zeev de modo a automatizar a carga de dados de todas as informações.
Você deverá usar como chave de identificação e sincronização com seu sistema legado:
Para pessoas, utilizar sempre o login;
Para times, usar o código original / integração;
Para funções, usar o código original / integração;
O grande desafio aqui é encontrar e definir a base de dados / sistema legado que possua os dados da maneira que seus processos futuros irão precisar.
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