Planejar carga inicial de pessoas

As estratégias de carga consistem em definir como importar e cadastrar dados de pessoas da sua organização

Visão geral

Uma vez definida a estratégia de organização, você deve refletir sobre sua estratégia de carga inicial de dados. Esses dados serão:

  • Times para suportar os aplicativos;

  • Funções para suportar os aplicativos;

  • Pessoas para operarem a ferramenta;

  • Vínculos de pessoas a times e funções;

As estratégias para essa carga inicial são:

Estratégia 1: Carregar dados aos poucos

Dica: essa é nossa estratégia preferida. É incremental e permite que você aprenda com o uso do sistema, sem cometer erros.

Nessa estratégia, você irá selecionar um rol de processos piloto que você deseja implementar.

Conforme seus processos são transformados em aplicativos automatizados, você irá cadastrar, manualmente, e sob demanda, os times, funções, pessoas e vínculos de pessoas, times e funções no sistema.

O objetivo dessa estratégia é aprender mais sobre o sistema e validar a sua estratégia de organização.

Isso evitará que você:

  • Caia, inadvertidamente, em algum dos principais erros de organização;

  • Importe essas informações de um local ou base de dados que, depois, se mostre incompatível (tal como os casos de folha e AD/LDAP/SSO);

  • Crie uma estrutura hierárquica complexa demais que, depois, se mostre desnecessária e difícil de manter;

  • Crie uma estrutura hierárquica simples demais que, depois, não suporte seus processos;

Essa é nossa estratégia preferencial, e a que acreditamos ser mais assertiva e com mais chances de sucesso.

Como veremos na próxima seção desse artigo, o próximo passo será definir e implementar uma estratégia de manutenção. Na estratégia de manutenção, essa sim recomendamos que você procure a automatização.

Estratégia 2: Carregar todos os dados de uma vez

Nessa estratégia, você deseja criar no sistema, logo de início, de uma só vez, todas pessoas, times, funções e os vínculos de pessoas, times e funções.

Essa é uma estratégia extremamente arriscada, que não recomendamos, pelos seguintes motivos:

  • Sem conhecer ainda completamente como funciona a ferramenta, ou mesmo sem refletir ainda profundamente como funcionam os processos de sua organização, é grande a probabilidade de você cair, inadvertidamente, em algum dos principais erros de organização;

  • Também é grande a possibilidade de você criar times e funções que não possuem conexão nenhuma com aplicativos, gerando um volume de dados desnecessário que depois terá que ser mantido;

  • Ao mesmo tempo, é grande a probabilidade de faltarem times e funções que, posteriormente, você irá aprender que eram fundamentais para executar aplicativos de processo.

Caso você opte por essa estratégia, você terá duas opções:

Opção 1: Carregar todos os dados de uma vez semi-automaticamente

Nessa alternativa você irá criar, manualmente, toda a estrutura de times e funções.

E, utilizando o recurso de importar pessoas, poderá carregar arquivo .CSV no sistema com a lista de todas as pessoas e seus respectivos vínculos com times e funções antes criados.

Opção 2: Carregar todos os dados de uma vez automaticamente

Nessa alternativa o desenvolvedor profissional irá montar integrações com as APIs do Zeev de modo a automatizar a carga de dados de todas as informações.

Você deverá usar como chave de identificação e sincronização com seu sistema legado:

O grande desafio aqui é encontrar e definir a base de dados / sistema legado que possua os dados da maneira que seus processos futuros irão precisar.

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