Como reabrir, excluir, congelar ou cancelar uma solicitação
Reabrir instância de solicitação
Essa funcionalidade consiste na possibilidade de reabrir atividades já concluídas de instâncias de solicitações em andamento, assim como fechar imediatamente atividades específicas de solicitações em andamento que estejam ainda pendentes, sem necessariamente concluí-las.
Para reabrir e fechar atividades, é necessário entrar no Relatório de Detalhamento da Solicitação e depois abrir a função de Editar.
Com o modo de edição aberto, junto a tabela de "Passo a passo da solicitação", links com os títulos "Reabrir" e "Fechar" serão disponibilizados.
Reabrir: consiste na possibilidade de reabrir essa atividade, já concluída. Nesse caso a atividade voltará a aparecer pendente na caixa de entrada de tarefas da pessoa que finalizou a tarefa;
Fechar: consiste na possibilidade de fechar imediatamente essa atividade ainda pendente para uma determinada pessoa. Nesse caso a atividade desaparece imediatamente da caixa de atividades do responsável, mudando de status para "concluída".
Para que uma pessoa possa adicionar um responsável para uma tarefa ele precisará ter uma das seguintes permissões:
Ser superadministrador do sistema;
Estar em um grupo com a permissão Modificar pessoa;
Estar em um grupo com a permissão Encaminhar tarefas.
Atenção: essa operação deve ser realizada com cautela, pois pode prejudicar ou mesmo trancar o andamento da execução da solicitação.
Excluir instância de solicitação
Ao contrário da ação de Cancelar uma instância da solicitação, ao Excluir todas as informações relacionadas a solicitação do aplicativo são permanentemente excluídas da base de dados do sistema, e não poderão ser recuperadas nem consultadas.
A ação de exclusão deve ser utilizada como última alternativa, quando se tem certeza de que os dados da instância da solicitação não tem utilidade.
Atenção: exclusão, uma vez realizada, não pode ser desfeita e os dados da solicitação não podem mais ser consultados. Os dados serão permanentemente descartados e não podem ser recuperados.
Quem pode excluir solicitações:
Superadministradores do sistema (podem cancelar qualquer solicitação);
A pessoa que tenha configurado a permissão "Excluir, cancelar ou congelar todas as execuções" no controle de acesso ao aplicativo.
Para cancelar uma instância de solicitação, deve-se entrar no Relatório de Detalhamento da Solicitação.
Congelar instância de solicitação
Congelar uma instância de solicitação consiste em "parar" temporariamente sua execução.
Quando uma solicitação é congelada:
Ela permanece ativa, porém com status "congelado";
Todas as suas atividades pendentes somem da caixa de entrada dos responsáveis e tem seus status setados para "congelado".
Ao contrário das operações de Cancelar e Excluir, após Congelar a solicitação pode ser descongelada e restabelecida para pleno funcionamento.
Essa funcionalidade deve ser utilizada para solicitações de aplicativos que passam por um período temporário de reavaliação
Quem pode congelar solicitações:
Superadministradores do sistema (podem congelar qualquer aplicativo);
O solicitante da instância da solicitação que tenha configurado a permissão "Cancelar ou congelar suas próprias execuções" no controle de acesso ao aplicativo;
A pessoa que tenha configurado a permissão "Excluir, cancelar ou congelar todas as execuções" no controle de acesso ao aplicativo.
Para congelar uma instância de solicitação, deve-se entrar no Relatório de Detalhamento da Solicitação.
Cancelar instância de solicitação
Cancelar uma solicitação significa terminá-la abruptamente e imediatamente, independentemente do que já foi realizado ou do que está pendente no momento.
Quando uma solicitação é cancelada:
Ela é terminada imediatamente;
Ela finaliza com status padrão "Cancelado".
O cancelamento de uma solicitação não implica no cancelamento dos subprocessos. Essa operação deverá ser feita manualmente.
Os motivos para uso desse recurso são muitos. Entre eles, solicitações iniciadas: erroneamente, em duplicidade, ou em que o solicitante desistiu da solicitação, etc.
Quem pode cancelar solicitações:
Superadministradores do sistema (podem cancelar qualquer aplicativo);
O solicitante da instância da solicitação que tenha configurado a permissão "Cancelar ou congelar suas próprias execuções" no controle de acesso ao aplicativo;
A pessoa que tenha configurado a permissão "Excluir, cancelar ou congelar todas as execuções" no controle de acesso ao aplicativo.
Para cancelar uma instância de solicitação, deve-se entrar no Relatório de Detalhamento da Solicitação.
A operação de cancelamento não pode ser desfeita, porém os dados da solicitação poderão ser consultados em termos de histórico.
Mais informações
Mais informações são apresentadas no vídeo abaixo.
Atualizado