Piscinas
As piscinas são elementos visuais e opcionais utilizados para transparecer quem é a entidade orquestradora do fluxo: o próprio processo.
As piscinas são elementos visuais e opcionais utilizados para transparecer o escopo do próprio processo. Em outras palavras, a piscina deve englobar todos os elementos do desenho e seu nome deve remeter ao próprio nome do processo. A piscina é o processo em si.
Importante: apesar de opcionais, no momento em que você adiciona uma piscina ao desenho, o uso da piscina passa a ser obrigatório. Você não consegue ter parte dos elementos dentro da piscina e parte fora da piscina.
Veja o exemplo abaixo, onde a piscina é identificada pelo nome "Processo de compras". Dentro da piscina, temos raias que identificam os responsáveis pelas atividades do processo.

Como criar piscinas
As piscinas são adicionadas diretamente através da barra de elementos do desenhador. Você clica no elemento de piscina e arrasta ela para a posição desejada. Ao contrário das raias, que são adicionadas a partir de uma piscina existente.

Mais de uma piscina no mesmo desenho
A notação BPMN permite que dentro de um mesmo desenho exista mais de um processo, cada um representado por uma piscina diferente. E a notação estabelece formas de representar como diferentes processo se comunicam. Veja o desenho abaixo:

Esse desenho é conhecido como "colaboração", pois remete a como dois ou mais processos colaboram. Observe que temos dois processos, um do cliente, "Reportar estoque", e outro do fornecedor, chamado "Vender peças". Você pode tentar compreender os processos de maneira independente, simplesmente analisando e estudando o fluxo de sequencias dentro da mesma piscina. Se fizer isso, você estará olhando o processo na perspectiva do dono da piscina. Observe que cada processo, contido em cada piscina, possui os seus próprios eventos de início e eventos de fim.
Um processo (em uma piscina) não conhece necessariamente todas as regras internas do outro processo, e a comunicação e os pontos de contato entre eles são representados por "conexões de mensagem", que são as setas de conexão pontilhadas. Essas setas de mensagem são configuradas automaticamente no Zeev quando você conecta elementos em piscinas diferentes.
Lembre-se: uma piscina representa um processo. Se você quer representar empresas, departamentos, cargos, funções ou mesmo pessoas, utilize raias dentro de uma piscina.
A utilização de mais de uma piscina é um tipo de modelagem avançada, utilizada principalmente em cenários complexos, que envolvem duas ou mais empresas e uma grande arquitetura de integração de sistemas. Apesar de o Zeev permitir esse tipo de desenho, não recomendamos que ele seja utilizado como fonte de automação na plataforma e ele deve ser usado por modeladores experientes na notação BPMN.
Observe, no desenho abaixo, que o desenhador está indicando um erro ao tentar conectar um elemento gateway condicional de uma piscina com elemento em outra piscina. Esse erro, representado pela cor vermelha na piscina de destino, representa que a operação é inválida pelo padrão BPMN.

É possível representar um fluxo no formato de "orquestração" (ao invés de "colaboração"), quando é utilizado somente uma piscina. Nesse caso, o primeiro ponto a decidir é sob qual ponto de vista será modelado o processo. No nosso caso, decidir entre o ponto de vista do cliente ou ponto de vista do fornecedor. Se escolher o ponto de vista do fornecedor e o fornecedor for utilizar o Zeev, a diferença entre cliente e fornecedor poderia ser representada por raias (ao invés de por piscinas), e o processo ficará bem mais simples. Veja o exemplo abaixo:

Demonstração prática
Confira no vídeo a seguir como funcionam as piscinas.
Atualizado