Como devolver uma solicitação

Devolver uma solicitação significa finalizar a atividade atual e retornar a solicitação para uma atividade passada já executada.

Visão geral

Digamos que você recebeu uma tarefa e, por algum motivo, observou alguma inconsistência em informações preenchidas na solicitação anteriormente por outras pessoas. Você deseja devolver o processo para alguém ou para alguma etapa anterior.

Existem duas maneiras de uma solicitação ser devolvida:

  1. A maneira mais padronizada, formal, é quando o processo do aplicativo foi desenhado e configurado pensando nessa possibilidade. Nessa situação, o modelador do processo poderá, por exemplo, definir um botão de ação chamado "Devolver" que, quando clicado, faz o roteamento automático para algum passo anterior;

  2. Em muitos casos, entretanto, sabemos que o modelador do processo não consegue prever todos os casos. Em outros casos, o modelador não deseja mapear todos os casos, pois tornaria o processo extremamente complexo. Nessas situações, o responsável tem a possibilidade de usar o recurso nativo de "devolver a solicitação".

Devolver a solicitação significa finalizar a atividade atual e retornar a solicitação para uma atividade passada já executada.

Uso do recurso

Quem pode devolver solicitações:

  1. Pessoas com perfil de superadministradoras;

  2. Pessoas com perfil de superadministradoras que estejam personificando outras pessoas;

  3. Pessoas que pertençam a um grupo de permissão que possui acesso ao módulo de "Devolver solicitações";

  4. Todas as pessoas responsáveis por uma determinada tarefa, se essa possui marcada explicitamente a opção "Permitir devolver solicitação".

Ao devolver uma solicitação:

  1. Sua tarefa atual é finalizada;

  2. A tarefa passada selecionada é reaberta, com novo prazo para conclusão.

É importante destacar que esse recurso só estará habilitado para solicitações onde exista, efetivamente, alguma tarefa passada para devolver. Se não existir nenhuma tarefa humana passada, você não conseguirá devolver. E, lembre-se, a solicitação em si, onde a instância iniciou, não é uma tarefa, então você não pode devolver para o evento de solicitação.

Nesse caso, o correto é o modelador prever um caminho no fluxo que leve a uma tarefa para o solicitante da solicitação poder corrigir seu pedido.

Cuidado! Avisos para modeladores

É importante atentar para as seguintes regras de uso desse recurso:

  1. Caso o seu processo possua tarefas de script ou tarefas de serviço avalie atentamente desmarcar a opção "Permitir mais de uma execução a cada instância" na configuração dessas atividades. Imagine, por exemplo, que uma atividade desse tipo é utilizada para conectar em um webservice e realizar um pagamento. Liberando o uso do recurso de "devolver solicitação", é possível que a solicitação seja retornando para um momento anterior a essa integração e, nesse momento, a integração seja realizada novamente o com isso ocorra um pagamento duplo. Nesse cenário, você deveria desmarcar a opção "Permitir mais de uma execução a cada instância". Ao desmarcar essa opção, caso a instância da solicitação já tenha executada essa integração antes, não irá executar novamente e pulará automaticamente para a próxima atividade.

  2. Se o seu processo possui elementos paralelos ou execuções em paralelo, avalie NÃO utilizar ou habilitar o recurso de devolver solicitação. Ocorre que, em ocorrendo execuções em paralelo, caso você retorne para uma atividade anterior, o outro braço da solicitação em paralelo não irá retornar. Com isso, é possível que, ao atingir o elemento paralelo novamente, as tarefas seguintes sejam executadas de maneira repetida, ocorrendo sobreposição de atividades. Infelizmente não há opções de remediação nesse caso.

Demonstração prática

Confira no vídeo a seguir a demonstração sobre como devolver uma solicitação:

Atualizado