Evento de timer
O evento de timer é um temporizador que permite disparar diversas ações na execução do processo, conforme uma regra de tempo pré-definida.

O evento de timer é um temporizador que permite disparar diversas ações na execução do processo conforme uma regra de tempo pré-definida.
No curso do processo
Quando o evento de timer é utilizado "no curso no processo" ele é representado como um elemento totalmente independente, com conexões de saída e de entrada próprias.

Nessas situações, o evento de timer causará um congelamento do processo durante o prazo configurado.
Um exemplo comum de uso de evento de timer no curso do processo é em processos de gestão de contratos. Em um contrato geralmente você tem diversos prazos e datas. Entre elas, a data de renovação. Imagine um processo de gestão de contratos que possui um evento de timer no curso do processo que irá congelar o processo por um prazo de até 30 dias antes do prazo de renovação, dando origem então a uma tarefa humana para a renovação ser realizada.
Na borda da tarefa
Quando o evento de timer é utilizado "na borda da tarefa" ele é desenhado conectado junto a uma tarefa. Nessa situação, ele não possui uma conexão de chegada, mas deve possuir uma conexão de saída.

Dependendo de como ele foi configurado, dois comportamentos poderão ocorrer.
Na borda tarefa "interruptivo"
Quando o evento é definido como interruptivo, significa quando esse timer expirar, cancelará a tarefa a qual está vinculado, caso ela não esteja finalizada ainda.
No exemplo do desenho acima, sendo ele interruptivo, a tarefa "Aprovar" será cancelada e a tarefa "Validar" será iniciada. Olhando do ponto de vista de negócio, imagine um cenário onde um gestor tem um prazo máximo para aprovar uma tarefa, mas caso não faça dentro desse prazo, o processo considerará como aprovado (pois irá dar continuidade normal no fluxo).
Na borda tarefa "não-interruptivo"
Quando o evento é definido como não-interruptivo, significa que Quando esse timer expirar, não impactará a tarefa a qual está vinculado. Ela continuará ativa normalmente. O processo iniciará um novo braço, em paralelo.
No exemplo acima, "Validar informação" iniciará antes mesmo da "Aprovação" acontecer.
Em todas as situações apresentadas acima, caso a tarefa a qual o timer está vinculado seja finalizada antes do prazo do timer, o timer associado será automaticamente cancelado.
Observe que, no Zeev, os ícones representativos do timer interruptivo e não-interruptivo são os mesmos. De fato, a informação se ele é interruptivo ou não é definida na tela de configurações do timer.
É importante notar, também, que uma mesma tarefa pode ter mais de um timer, inclusive de tipos diferentes. No desenho abaixo, a atividade "Aprovar solicitação" agora possui 2 timers vinculados.

Importante: para garantir o melhor desempenho e segurança do tratamento dos prazos configurados nos eventos de timer, é verificado automaticamente a cada 30 minutos se existem timers expirados. Isso quer dizer que se às 14:00 foi feita uma verificação, e o seu timer expirar às 14h15, ele será encerrado às 14:30, quando a verificação for realizada novamente. Sendo assim, é importante considerar que o seu timer pode levar até 30 minutos a mais do prazo configurado para ser finalizado.
Como criar timer na borda
Para criar um timer na borda, é preciso arrastar um novo evento de timer ou um evento de timer já existente para "dentro" de uma atividade humana já existente. Observe que, nesse processo, a borda da tarefa humana mudará de cor, indicando que a conexão entre os elementos está sendo efetivamente realizada. Isso é muito importante.

Demonstração prática
Confira no vídeo a seguir como configurar o evento de timer.
Atualizado