Evento de marco
O evento de marco é um dos elementos especiais do Zeev, ou seja, ele não faz parte da especificação BPMN. A especificação permite que cada fornecedor crie elementos especiais personalizados. O evento
O evento intermediário de marco é um dos elementos especiais do Zeev, ou seja, ele não faz parte da especificação BPMN. A especificação permite que cada fornecedor crie elementos especiais personalizados. O evento de marco é utilizado para delimitar marcações ou milestones de processo.
Os marcos geralmente sempre em duplas: o primeiro elemento abre o marco e o segundo elemento fecha o marco. Entre os dois eventos, podem existir quantos outros elementos (atividades, gateways e eventos) sejam necessário. Veja o exemplo abaixo:

No exemplo temos 4 eventos de marcos que monitoram 2 milestones: os passos necessários para a aprovação da compra e os passos necessários para a efetivação da compra e entrega do produto.
Para que são usados marcos
Marcos são usados para promover uma visualização e acompanhamento do andamento do processo alternativa e resumida, em comparação ao detalhamento passo a passo disponível no relatório de acompanhamento de cada solicitação.
Originalmente, o relatório de acompanhamento mostra o passo a passo detalhado, com foco nas tarefas humanas, uma a uma (inclusive com o nome e e-mail dos responsáveis). Veja exemplo abaixo:

Digamos que você não queira mostrar esse nível de detalhamento aos seus solicitantes / clientes do processo, ou deseje simplesmente promover uma visão simplificada e mais otimizada de onde está o processo. Com os marcos, a visão acima pode ser resumida em:

Como dar permissões para ver marcos
Além de incluir e prever os eventos de marcos na modelagem do processo, para que eles sejam visíveis no relatório de acompanhamento da solicitação, no controle de acesso ao processo você deve levar em conta as seguintes regras:
Caso uma pessoa seja autorizada através da permissão "Iniciar execuções e acompanhar andamento via marcos", o solicitante poderá acompanhar o andamento da sua solicitação somente através de marcos (ele não verá o passo a passo detalhado);
Caso uma pessoa seja autorizada através da permissão "Iniciar execuções e acompanhar andamento via Passo a Passo", o solicitante poderá acompanhar o andamento da sua solicitação através do passo a passo OU através de marcos;
Caso uma pessoa seja autorizada através da permissão "Ver relatórios e informações de todas as execuções", esse administrador ou gestor poderá acompanhar o andamento de todas as solicitações através do passo a passo OU através de marcos;
Exemplo prático
Considere o exemplo simples abaixo. Trata-se de um processo que possui 2 tarefas de aprovação ("Aprovar"), 1 tarefas de instrução ("Comprar"), e 2 duplas de marcos.

O primeiro conjunto de marcos compreende todas as atividades de aprovação. O segundo conjunto compreende a atividade de compra. Nesse segundo caso é somente uma tarefa, mas imagine que poderiam ser dezenas de tarefas compreendidas entre o primeiro marco e o segundo.
Veja como configuramos cada marco:
Abrir marco aprovar
Abrir
Aprovação
Em andamento
Fechar marco aprovar
Fechar
Aprovação
Aprovado
Abrir marco compra
Abrir
Compra
Em andamento
Fechar marco compra
Fechar
Compra
Concluído
Quando iniciamos a solicitação e o processo chega na primeira tarefa de "Aprovar", o relatório de acompanhamento começa a mostrar o detalhamento dos marcos. "Aprovação" é o apelido do primeiro marco, e "Em andamento" é o resultado que configuramos no primeiro marco.

Quando o processo vai para a segunda tarefa de Aprovar, nada muda nos marcos. Não há nenhum marco entre a primeira e a segunda tarefa de aprovação.
Quando chegamos na tarefa de compra, entretanto, o rastreamento muda. O primeiro marco tem seu resultado modificado para "Aprovado", e o segundo marco é aberto ("Compra"), com resultado "Em andamento".

Demonstração prática
Confira no vídeo a seguir como configurar o evento de marco.
Atualizado