Como utilizar a Inteligência Artificial do Zeev

Visão Geral

A Zai é a Inteligência Artificial do Zeev, projetada para auxiliar você na navegação e utilização da plataforma. Atualmente em fase Beta, a Zai utiliza tecnologia de LLM (Large Language Model) e é especializada para oferecer suporte e agilizar processos dentro do Zeev.

Você encontra o botão da Zai no canto superior direito do seu ambiente Zeev.

O que a Zai pode fazer

Consultar o manual do Zeev:

A Zai pode acessar e explicar informações contidas no manual, te ajudando com dúvidas pontuais e a entender funcionalidades específicas.

Informar estatísticas e analytics:

Com o auxílio da Zai você poderá consultar dados analíticos dos seus processos, como o desempenho dos aplicativos e métricas de uso. Por exemplo, você pode perguntar "Quem é o maior solicitante deste aplicativo?" ou "Qual o leadtime do meu processo de compras?".

Fornecer informações sobre as configurações de aplicativos:

A Zai pode te ajudar na compreensão das configurações dos determinados aplicativos, detalhando SLAs, atores envolvidos, e campos obrigatórios. Por exemplo, ao perguntar "Quem é o ator responsável pela tarefa X?", a Zai fornecerá a informação necessária.

Iniciar a modelagem de processos BPMN:

Ao descrever como acontece determinado processo dentro da sua organização, a Zai automaticamente irá fazer um esboço inicial do processo em linguagem BPMN. Um exemplo seria: "No processo de férias, o solicitante pede suas férias, e o chefe precisa aprovar. Após a aprovação, o RH efetiva no sistema e envia um e-mail de confirmação." A Zai, então, iniciará com o desenho deste processo e você poderá fazer as alterações e configurações necessárias para publicação do aplicativo.

Sugerir um formulário para o seu aplicativo:

Ao indicar para a Zai os dados e informações que precisa coletar no seu aplicativo, ela trará automaticamente os campos necessários. Por exemplo: "Preciso de um formulário para solicitação de reembolso." A Zai sugerirá campos como valor, descrição e anexos, entregando uma estrutura pronta para uso.

Como habilitar os recursos da Zai

O primeiro passo para começar a usar a Zai, é fazer a habilitação dela no seu ambiente:

  1. Dentro do seu ambiente Zeev acesse o menu lateral, selecione "Administração" e depois "Configurar". Role até o final da página e encontre as informações sobre a IA.

  2. Leia e aceite os termos de uso e privacidade para ativar o uso da Zai. Isso é fundamental para garantir o uso seguro e informado dessa tecnologia.

Clique no botão "Habilitar o uso de recursos de Inteligência Artificial" para ativar o uso da Zai no seu ambiente.

É importante salientar que tecnologias de IA, incluindo a Zai, podem ocasionalmente fornecer informações imprecisas ou incompletas. Por esse motivo, todas as interações com a Zai são registradas e utilizadas exclusivamente para melhorar o serviço, seguindo rigorosas políticas de segurança e privacidade. A OpenAI, nossa parceira de tecnologia, armazenará as conversas por até 30 dias apenas para moderação, não utilizando essas informações para treinar seus modelos.

Quem pode utilizar a Zai

A Zai está liberada principalmente para os "Power Users" — usuários com permissões de Superadministrador ou que podem criar e modificar aplicativos dentro do Zeev. Os usuários com acesso limitado, como aqueles que apenas abrem solicitações ou respondem tarefas, ainda não possuem acesso a essa ferramenta.

Utilizando a Zai no dia a dia

Uma vez ativada, um ícone da Zai vai permanecer no canto superior direito do menu, possibilitando que, na tela inicial, você interaja com ela fazendo perguntas gerais sobre o Zeev. Já dentro do ambiente de modelagem de cada aplicativo, você terá a possibilidade de pedir informações sobre estatísticas ou configurações daquele aplicativo especificamente.

A Zai vai buscar essas informações no Manual e em outros recursos para fornecer respostas detalhadas e úteis, além de fornecer a você links do Manual onde poderá encontrar ainda mais informações.

Zai dentro do ambiente de Modelagem de Processos

Ao utilizar a Zai na interface de modelagem de processos, você terá três opções de ajuda:

  • Dúvidas gerais sobre o Zeev: respostas que irão te ajudar a entender melhor as funcionalidades básicas do Zeev.

  • Estatísticas de uso: análise de dados como o leadtime ou identificar pontos de atraso nos processos.

  • Configurações do aplicativo: informações detalhadas sobre as configurações e funcionamento de um aplicativo específico.

Dando feedbacks para a IA

Em todas as respostas que dadas pela Zai você verá botões de "gostei" e "não gostei", permitindo que você deixe um feedback sobre elas. Caso a resposta não atenda às expectativas, é possível deixar um comentário explicando o motivo.

Este feedback é crucial para o aperfeiçoamento da IA ajudando a Zeev a refinar e melhorar continuamente o serviço.

Os botões de "gostei" e "não gostei" podem ser encontrados ao final de cada resposta.

Por que utilizar a Zai

Limites e uso das funcionalidades

A Zai atuou em fase Beta até o final de 2024 e agora os limites e o uso das funcionalidades de IA serão definidos de acordo com o seu plano contratado. Consulte mais informações em: https://zeev.it/planos-e-precos/, no tópico INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL.

O recurso de Inteligência Artificial da Zeev está em constante processo de aprimoramento, visando oferecer funcionalidades cada vez mais úteis e precisas. O feedback dos usuários é extremamente valorizado e conta como uma peça-chave para identificar áreas de melhoria e ajustar o sistema às necessidades reais dos clientes.

Confira mais

No vídeo abaixo você pode conferir a apresentação de divulgação das funcionalidades da Zai com mais detalhes.

Atualizado